O que aconteceria se eu desligasse o ESP no meu carro?
Vou dizer-te o que é o ESP, e o que o ESP faz. Então quando você desliga o ESP a seção "o que ele faz" em resposta não será executada pelo carro. Essa seria a resposta à sua pergunta.>p>br>ESP significa Programa Electrónico de Estabilidade.
O que é que ele faz?
Bem, forma a própria palavra, mantém o seu veículo estável. Estável, sendo definido como uma situação normal de condução à frente. Isto quer dizer, evitará que ele seja excessivamente dirigido ou subdirigido.
Porquê isto é necessário?
Porque quando você faz manobras bruscas usando as 2 rodas da enorme massa que reside em 4 rodas (digamos para evitar que um balde que caiu repentinamente de um caminhão aberto à sua frente), a física não vai funcionar a seu favor. Isso significa que, ou vais derrapar para fora da estrada ou vais bater num obstáculo que pretendes esquivar. Estes são cenários perfeitos onde o ESP vai entrar para salvar sua vida.
Como funciona?
Os detalhes exatos podem ser complicados então, vou basear minha resposta em 3 componentes principais que compõem o sistema ESP. 1) Sensores de velocidade, ou precisamente, sensores de rotação em cada roda. 2) Sensor de velocidade de rotação que mede a rotação do carro ao longo do seu eixo vertical 3) Sensor do volante que detecta até onde você está girando o volante. Estes 3 juntos irão salvar a sua vida e a de todos os outros's.
Quando é que actua?
Então aqui vem a parte interessante. Vamos pegar um cenário tradicional onde o ESP vai entrar em ação em um piscar de olhos.
Vamos dizer que estão a seguir um camião, e ambos estão na faixa da esquerda. E um grande pedaço de sofá que está a ser transportado num camião cai... De repente! Em poucos segundos você percebe que a distância é tão curta que não vale a pena usar apenas os freios. De repente você terá que manobrar para a direita e entrar na faixa certa para estar seguro e não ser atingido pelo sofá que está vindo. Aqui estão as coisas que os seus reflexos o farão em poucos segundos
1) Aplique ligeiramente os travões. Vire o volante para a direita com força, vire novamente para a esquerda para se manter na faixa (caso contrário, irá viajar mais para a direita e provavelmente para a 3ª faixa ou para fora da estrada se a 3ª faixa não existir).
Existem 2 possibilidades desastrosas quando você faz isso
1) Você não vai dirigir o suficiente para entrar na faixa da direita rapidamente... O sofá vai apanhá-lo e em breve estará dentro do seu carro entre si e o passageiro.
2) Você teria dirigido o suficiente para entrar na faixa da direita, mas depois, quando você dirige para a esquerda, é claro que você terá que dirigir consideravelmente (para contrariar a repentina direção pesada para a direita). Isto significa que o ponto em que você dirige para a esquerda (para permanecer na faixa da direita) seu carro está indo para a direita, no entanto, você está dirigindo para a esquerda com muita força. O que acontece a seguir? Você vai fazer donuts como Fast and Furious movie. No momento em que tentar conduzir para a esquerda, as suas rodas traseiras continuarão a ir na direcção da direita, no entanto, as rodas da frente (uma vez que estão a ser conduzidas para a esquerda), irão trazer a parte da frente do carro para a esquerda.
Então tem as rodas dianteiras a viajar para a esquerda, as traseiras a viajar para a direita. Estação perfeita para fazer donuts. Você vai girar 180 graus ou 360 graus na estrada.
ESP quer evitar que isso aconteça exactamente. E é assim que o faz.
1) Quando estiver a direccionar para a direita para sair do caminho da queda do sofá, irá detectar se está a subviragem (com base na entrada dos sensores de rotação das rodas, sensores do volante e sensores de velocidade de rotação. Se detectar que está a demorar demasiado tempo a rodar, irá partir a roda traseira direita até à quantidade apropriada. Isto irá puxar a parte da frente do carro para a direita. Este efeito de puxão, juntamente com o facto de já estar a tentar virar para a direita, ajudá-lo-á a sair da sua faixa actual (e, portanto, do caminho do sofá') super rapidamente.
2)Agora vem a parte da direcção para a esquerda, e evitando o donut rápido e furioso. Como desde a manobra anterior você está viajando para a direita e agora está dirigindo para a esquerda para permanecer na pista o carro's retaguarda vai tentar quebrar e continuar viajando para a direita enquanto a dianteira é mantida reta ou viajando para a esquerda e, portanto, criando uma deriva. O ESP entra em acção. No momento em que a traseira do carro quer quebrar para a direita, o ESP quebra a roda dianteira direita. Assim, empurrando a traseira do carro para a esquerda e resistindo ao movimento da traseira para a direita, o ESP quebra a roda dianteira direita. Isto irá impedir que o carro faça donuts na estrada.
>>>br>>>p>>>br> Se não tiver ESP, ou vai bater no sofá que cai. Se você se esquivar com sucesso, isso significa que você dirigiu o suficiente (e muito) para a direita. Quando tentar desviar-se para a esquerda novamente, o seu carro vai acabar num giro e as pessoas (que não se aperceberam que está a tentar desviar-se do sofá que cai) vão pensar que você é o aspirante a Vin Diesel :-) [Sem ofensa]
Artigos semelhantes
- O que aconteceria se o Google desligasse o YouTube?
- Posso deixar o carregador do carro ligado ao meu carro o tempo todo? Se eu fizer isso, a bateria do meu carro vai acabar com ele?
- O meu carro foi roubado recentemente. Pode seguir o sistema de navegação GPS do seu carro e, se sim, como?
- Um carregador de bateria de carro funcionará mais rápido se meu carro estiver funcionando?