O que você gosta mais, jogar jogos em um smartphone ou em um sistema de jogos?
Não jogo jogos num smartphone ou tablet.
Prefiro consola, PC ou aparelho portátil como o 3DS.
Existem várias razões pelas quais não jogo jogos para telemóveis:
- Gosto que os meus jogos tenham histórias e acabem. A maioria dos jogos para celular não tem histórias ou finais, então eles não me atraem.>li>Muitos jogos para celular são baseados em socializar dizendo coisas como "Faça seus amigos se juntarem ao seu clã/exército/ comunidade agrícola", "Jogue contra pessoas de todo o mundo", "Tente ser o número 1!". Eles podem pegar toda essa simpatia e rede social e enfiar no rabo deles. Eu sou um misantropo mal-humorado. Eu tenho 1 amigo e isso é mais do que suficiente.>li>Todos os jogos para celular que possam me atrair estão disponíveis em uma plataforma superior. Por que eu jogaria Life is Strange no meu telefone quando eu posso jogá-lo muito mais confortavelmente no PS4 ou PC?
- Phones são dispositivos de jogo bastante pobres, eles ficam quentes e desconfortáveis de segurar. Os jogos também matam a sua bateria, então você acaba estranhamente amarrado ao seu carregador o tempo todo. Por que eu iria querer jogar um jogo na tela de um telefone de 6 polegadas quando eu posso jogá-lo na minha televisão de 48 polegadas? A pior parte de tudo é que tudo isso limita a sua capacidade de realmente usar o seu telefone como um telefone.
- O mercado móvel está cheio de cópias idênticas de jogos populares. Embora teoricamente existam milhares de jogos, todos eles se resumem a um punhado de jogos e um monte de gatos copiadores. Eu gosto de uma grande variedade de jogos e gêneros, então eu não gosto de ter minhas escolhas limitadas porque todos querem ser Candy Crush ou Clash of Clans.
- Jogos para telefone têm controles abaixo da média. Enquanto os controles da tela sensível ao toque funcionam melhor que os controles de movimento e os jogos para celular são projetados para trabalhar com a tela sensível ao toque, eu ainda prefiro a sensação e o feedback tátil de um controlador adequado. Eu gosto de saber com certeza que eu apertei X ou um botão de gatilho e esse é o comando exato que o jogo irá seguir. Os controlos do ecrã táctil deixam algum espaço para interpretação e por isso nunca tenho 100% de certeza de que tenha realizado a entrada que escolhi. Eu não gosto quando o esquema de controle é a razão pela qual eu falhei ao invés da minha habilidade.
- O maior problema, no entanto, é que a maioria dos jogos para celular são apenas jogos (com raras exceções) e ao invés disso são pouco mais do que Skinner Boxes[1] projetados para me separar do meu dinheiro o mais rápido possível. Eu não tenho interesse em jogar pay-to-win, free-to-wait, "mecânico surpresa", viciado em vender, não em jogos quando existem centenas de jogos apropriados que recompensam a habilidade ao invés de possuir um cartão de crédito. Gastei alegremente muito dinheiro em jogos que quero jogar e que foram concebidos para serem o mais divertidos possível, em vez de lidar com economias de jogo livre que são construídas a partir do chão para moer a minha força de vontade, a fim de me coagir a gastar dinheiro.
Em suma, prefiro jogar num Console, PC ou handheld dedicado do que em jogos móveis. Nem sequer é uma competição.
Notas de rodapé
[1] Laboratório de Cognição Comparativa