Casa > O > O Design Industrial Está Morto? Parece Que Há Apenas Um Punhado De Empresas A Fazer Algo Significativo, E Toneladas De Empresas "Eu Também" Coxo.

O design industrial está morto? Parece que há apenas um punhado de empresas a fazer algo significativo, e toneladas de empresas "eu também" coxo.

Sim, o Desenho Industrial está morto. E aqui's porque....

As empresas de produtos não't querem inovação. Elas querem a mesma coisa que os seus concorrentes. Um passeio pelos corredores de qualquer retalhista dir-lhe-á que as marcas mitigam os seus riscos fazendo o que já foi feito. Quando os produtos são quase indistinguíveis, precisamos realmente de alguém para decidir qual o raio nesta caixa vai torná-lo único?

Design é uma engrenagem de comercialização na roda da indústria que pode ser suplantada por engenheiros ou até mesmo por marketeiros (e certamente por fabricantes terceirizados). No mínimo, há muito mais ID grads do que empregos. Empresas externas de design estão reduzindo e diversificando para outras áreas, como gerenciamento de processos (olhando para você IDEO (aka maior empresa de Design do mundo)).

Não há (quase) nada de novo sob o sol. Na virada da Revolução Industrial, havia um grande número de objetos que precisavam ser redesenhados para a fabricação. Agora, nós'já lá estivemos, fizemos isso. Tudo é um pequeno derivado de outros objetos, então por que pagar um designer para fazer isso?

Educação em design não ensina seus alunos a assumir a real responsabilidade pelos produtos que eles projetam. Engenheiros são responsáveis por um produto que cumpre códigos, requisitos de teste, etc. Para que são os designers responsáveis? Você pode pensar que eles são responsáveis pela percepção do público, mas você provavelmente estaria errado. Os objectos que as pessoas normais (também conhecidos como consumidores) querem e os objectos que os designers querem são muito diferentes. Esta cisma por si só pode tolerar a morte do design (ver Li Edelkoort's statement on why fashion is dead for a similar discussion). Você também pode pensar que a validação do cliente seria a arma crítica no arsenal de um designer's. Infelizmente, é a exceção e não a regra.

O culto de 'originalidade' força o design a permanecer burro. Todos os objectos são derivados de algo, mas serão eles derivados do melhor que o design tem para oferecer? NOOOOOO!! porque isso seria plágio. Em vez disso, eles são derivados de obras chatas ubíquas e sem precedentes. O design não aproveita os seus pontos fortes's, mas sim amarra as duas mãos atrás dele's, como uma questão de princípio.

Objectos em breve'make themselves', graças à impressão 3D. Quando a impressão 3D é barata e fácil, as pessoas poderão fazer o download de arquivos para dizer às suas impressoras o que devem fazer. Pode ser que todos queiram o mais novo (o que seria bom para o design) ou podem voltar aos clássicos, feitos novos através de uma mudança de cor ou algum outro aspecto que não tenha necessidade de um designer.

Um punhado de designers já fazem todo o trabalho pesado. Claro que existem alguns que são visionários e inovadores e sempre existirão. O resto do que é necessário para o design é seguir esses líderes. Daí o seu ponto de vista sobre tanta ' eu também'. Mas imagine quando um empreendedor empreendedor on-line estabelece os parâmetros do novo estilo para que os não-designers possam seguir (também conhecido como follow, knock off, me-too-ize)?

Just sayin'

De Cindra

Porque é que as pessoas usam "ponto final" na sua gíria? :: Qual é o melhor relógio de pulso que você já comprou?