Como fazer backup de dados usando o drive Google
Backup com o Google Drive Sync
A maioria dos provedores de armazenamento em nuvem usa pastas de sincronização (backup do drive Google). Na aparência, há pouco para distingui-los de qualquer outra pasta de sistema de arquivos.
A diferença é que eles estão conectados à nuvem. Os arquivos armazenados neles são mantidos tanto na nuvem quanto no disco rígido. O objetivo principal da pasta de sincronização não é o backup, mas sim a produtividade. Com várias pastas de sincronização armazenadas em várias máquinas, você pode ver as alterações feitas a um arquivo em um dispositivo refletidas em outro em tempo quase real.
O problema com o Google Drive Sync for Backup
Um problema com o uso da pasta de sincronização para backup é que ela não preserva sua estrutura de arquivos. Porque os ficheiros têm de ser movidos para a pasta de sincronização, a sua árvore de ficheiros existente é atirada pela janela.
O melhor que pode fazer é tentar copiar essa estrutura na sua pasta de sincronização, configurando múltiplas pastas e subpastas, o que é enfadonho, confuso e muitas vezes cheio de erros, tais como pastas e ficheiros perdidos.
O maior problema é que os ficheiros apagados na sua pasta de sincronização serão apagados na nuvem e nos seus outros dispositivos sincronizados. Ao contrário de alguns provedores de armazenamento em nuvem, o Google não exclui esses arquivos completamente. Ele os envia para uma lixeira.
Se você apagar os arquivos da lixeira por acidente, você provavelmente está sem sorte. Ocasionalmente, um e-mail para o Google pode ajudar a recuperar o conteúdo excluído, mas isso é incomum.
Artigos semelhantes
- Em quanto posso confiar no Google Drive? É possível que o Google Drive perca dados de alguém a longo prazo?
- Se eu excluir dados do Google Drive do meu smartphone, ele também será excluído do Google Drive no meu computador?
- Como mover dados diretamente de um drive USB para o Google Drive, sem parar no meu laptop
- Quanto tempo leva para fazer backup de toda a base de dados do Facebook, de forma incremental ou não? Com que frequência é feito o backup?