As baterias não removíveis de smartphones são um exemplo de obsolescência pretendida?
PARTLY YES mas MOSTLY NO. É verdade, as baterias de lítio não duram para sempre... mas à medida que a tecnologia melhora, as baterias duram muito mais do que antes e degradam-se menos graças a um CPU e carregamento mais eficientes, não stressam a bateria e geram demasiado calor como antes (o calor é o pior inimigo da bateria). Se você olhar para os laptops hoje em dia, mesmo eles não têm baterias removíveis (não mais "design modular", no entanto, você ainda pode abrir o laptop como se você ainda pudesse abrir um telefone selado). Os dispositivos tornaram-se "unibody" em design e o HTC e a Apple sempre optaram por este design... parece mais premium porque com uma porta traseira removível da bateria, normalmente é sempre de plástico e parece barato (excepto o LG V20 que tinha uma porta traseira metálica da bateria). O argumento de que ter uma bateria selada ajuda a melhorar a resistência à água... Eu acho que isso não é inteiramente verdade porque lembre-se, o Galaxy S4 Active e o Galaxy S5 em 2013 e 2014 eram "resistentes à água" e ainda tinham uma porta de bateria traseira removível... realmente são apenas vedações de borracha que bloqueiam a água e não é ciência de foguetes... mas suponho que isso reduz o risco de vazamento.
Não acho que foi necessariamente intencional se livrar das baterias removíveis por causa da "obsolescência planejada", pois há muito mais e melhores maneiras de implementar a obsolescência planejada (como instalar uma falsa atualização de software que paralisa o telefone como o que a Apple fez durante a porta da bateria). As baterias de um smartphone hoje em dia devem durar muito tempo até o usuário acabar atualizando para um novo telefone... normalmente em 2-3 anos. As pessoas sempre ficam chateadas com baterias seladas, mas acabam comprando um telefone novo a cada 2-3 anos de qualquer forma. Mas eu estou com você e ainda acho que os fabricantes deveriam ter baterias removíveis porque algumas pessoas como eu usam seu telefone por mais de 3 anos.
Eu tinha um LG V20 de 2016/2017 e a bateria envelheceu mal em 2 anos... felizmente o telefone tinha baterias removíveis e substituí-las era muito simples. A minha bateria ZTE Zmax também envelheceu mal e foi cerca de 1,5 anos até que notei uma bateria envelhecida. Estranhamente, meus telefones Android "orçamentários" de 2014 e 2015 que eu uso todos os dias ainda têm a bateria original e tem zero sinais de envelhecimento das baterias... então depende de telefone para telefone da bateria e da rapidez com que ela envelhece... também depende de como você usa o telefone também.
Eu acho que realmente se resume a design... tendo um design unibody apenas parece e se sente melhor (com a exceção do LG V20 que realmente parecia bom e tinha baterias removíveis), os telefones estão ficando mais finos e ficando EMBALADOS com o hardware. Estamos vendo telefones com baterias de 4000 mAh e 4500 mAh que devem durar muito tempo (no entanto, o desempenho da bateria não depende do tamanho, e a eficiência é mais importante).
Então é realmente difícil responder completamente a pergunta, mas no final das contas, nenhuma bateria selada não é uma obsolescência intencionalmente planejada, especialmente porque você ainda pode remover a bateria, mas é preciso mais esforço e trabalho (alguns telefones são mais fáceis e outros mais difíceis). A Apple tentou a obsolescência planejada desacelerando intencionalmente os aparelhos, mesmo aqueles que tinham baterias perfeitamente finas... felizmente, graças à reação do público, a Apple foi forçada a reverter a política. Atualmente, muitos estão reclamando com iPhones mais antigos, a atualização recente do software estava drenando mais bateria do que antes (atualização do iPhone SE iOS 13 e iPhone XS), parece que a Apple está tentando enfraquecer a vida útil da bateria de propósito. Portanto, se eu fosse você, estaria mais preocupado com as atualizações de software como uma forma de obsolescência planejada, pois é uma solução mais fácil e sorrateira, já que as pessoas ainda podem trocar a bateria em um telefone selado. Mas se os portáteis têm baterias "seladas" (não "modulares" e facilmente removíveis), então não vejo porque os telefones não podem ter o mesmo design unibody... mas eu ainda prefiro baterias removíveis uma vez que é apenas mais conveniente e prefiro ter isso do que resistência à água que raramente uso.
Artigos semelhantes
- Porque é que os smartphones já não têm baterias amovíveis? Porque é que a maioria, se não todos, os smartphones têm baterias não removíveis?
- A tendência actual de baterias não removíveis em smartphones é suficientemente justa?
- Porque é que a maioria dos computadores portáteis mais recentes têm baterias não removíveis?
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?