Porque é que a comunidade da Liga das Foguetes é tão tóxica?
"You're too toxic to even feed to the vultures"
-Malcom Tucker (The Thick of It)
Como é o caso de qualquer comunidade que seja significativa em números, isto pode ser explicado usando a magia das estatísticas e um pouquinho de psicologia. Para explicar isto, precisamos de um entendimento básico da Lei dos Grandes Números (LLN) e da distribuição Gaussiana (aka distribuição normal).
A Lei dos Grandes Números afirma que ao executarmos a experiência várias vezes nos aproximamos cada vez mais do valor médio. Atire uma moeda dez vezes, você pode obter caudas a maior parte do tempo... mas atire a moeda cem vezes e o número de vezes que você vê caudas se aproximará cada vez mais de 50% a cada jogada.
Distribuição normal. Dê uma olhada no gráfico abaixo:
Basicamente tudo na natureza e no universo pode ser representado com o gráfico acima. QI: poucas pessoas têm QI baixo, poucas pessoas têm QI alto (partes esquerda e direita do gráfico), a maioria das pessoas estão em torno da média (no meio do gráfico, a curva é alta representando o número de pessoas com QI médio). O mesmo gráfico também pode representar a personalidade ou, digamos, a simpatia. Poucas pessoas são realmente tóxicas, más, antagónicas (parte esquerda do gráfico), poucas pessoas são realmente simpáticas, gentis, amigáveis (parte direita do gráfico), a maioria das pessoas aproxima-se da média (não são nem simpáticas nem tóxicas o tempo todo).
Por isso, quanto mais você joga, mais provável é que encontre comportamentos tóxicos e hostis. Quanto mais pessoas jogam, mais pessoas tóxicas entram no jogo. Repetindo a "experiência" vezes sem conta, nos aproximamos cada vez mais do meio do gráfico - encontramos pessoas que chicoteiam e pessoas que parecem ter tomado um comprimido de resfriamento gigante.
Entrar o ingrediente secreto, o wildcard da equação. Viés de negatividade. Más experiências tendem a permanecer com as pessoas mais do que experiências positivas. Você pode ter 5 A's perfeitos nos exames, mas esse D vai arruinar o seu dia. Podes ganhar 1000 dólares, mas vais estar a chorar até adormecer porque foste rejeitado. Podes ganhar numa maratona, mas vais estar a queixar-te da lesão no joelho durante todo o mês. Más lembranças permanecem e se destacam, boas lembranças são passageiras.
Em resumo: 50% dos jogadores são tóxicos, 50% deles são gentis. Graças ao viés de negatividade você vê a comunidade como tóxica, porque as más lembranças estão presas a você. Isto não é exclusivo da Rocket League. Vá perguntar às pessoas sobre o Undertale Fandom. É um jogo sobre amor, amizade e pacifismo, mas um monte de personalidades puramente insuportáveis arrastam a comunidade para baixo e criam preconceitos de negatividade. O facto da Rocket League ser um jogo competitivo também não ajuda a situação.
Fontes:
Lei dos grandes números - Wikipedia
Distribuição normal - Wikipedia
Vias de mega-actividade - Wikipedia