Qual deles é melhor, MIUI ou Android One?
Embora isto ferva sempre à escolha pessoal de indivíduo para indivíduo, eu votaria no MIUI. Eu tenho usado o Moto G original fabricado pelo Google 2014 há três anos (lançado com 4.4 Kitkat, parado no 5.1 Lollipop com patch de segurança de março de 2016, use-o como telefone de backup). Depois usei um iPhone SE 128 GB durante uma semana. Comprei um Redmi 4 no final de 2017 (vai completar um ano), só na semana passada usei um carro-chefe Sony Xperia com o quase stock Android Oreo 8 durante uma semana, e mudei de volta para o meu Redmi. Depois de usar o Android quase em stock no Moto durante 3 anos, MIUI durante um ano, e depois mudar para o Android quase em stock no Sony, espero poder dar uma opinião honesta sobre isto.
Algumaria também de notar aqui que enquanto o programa Android One é suposto emitir actualizações de SO imediatas e patches de segurança, pelo que sei, apenas os telefones Pixel e Essential recebem estas actualizações. Os telefones Mi A1 e A2 da Nokia e Xiaomi não são tão imediatos. Mas se eu estiver errado nisto, por favor corrige-me.
Voltando à minha experiência de baunilha com Android e MIUI, eu estava bastante habituado ao simples Android no meu Moto até meados de 2014 a finais de 2017 (incluindo uma breve introdução ao iOS durante uma semana neste período). E fiquei surpreendido com as conveniências oferecidas pelo MIUI. Reparei que muitas coisas de que precisava num telefone - uma bússola, scanner de documentos/códigos QR, gravador de voz, gravador de chamadas telefónicas, conversor de moeda, bloqueio de aplicações e uma série de utilitários estão todos disponíveis por defeito no MIUI. Claro, há 100 aplicativos para cada uma dessas tarefas no Android simples, mas todos eles empurram anúncios. E eles empurram os anúncios não como uma barra lateral ou uma notificação. Mas eles tomam conta da sua tela no meio de uma tarefa, fazem você fechar o anúncio e voltar à sua tarefa.
Eu sempre achei a barra de navegação um recurso feio e que consome espaço em uma tela do Android. O MIUI tem botões de hardware (no queixo) ou controles por gestos/modo de tela cheia facilmente ativados na interface. Mesmo o Oreo 8 na Sony não tinha controle por gesto por padrão. E os aplicativos de terceiros que suportam a remoção da barra de navegação requerem o enraizamento ou a execução de um código de linha de comando via Android Debug Bridge (ADB) através do seu PC. Eu entendo que o Android 9 Pie tem isso por padrão, mas não tenho certeza de quantos OEMs estão incluindo esse recurso. O Xperia XZ3 lançado em IFA este mês (o único telefone além do Pixels e Essential a ter o Android 9 neste momento) ainda não tem esta funcionalidade, ainda.
As para anúncios no MIUI vs Android, true. O Android não tem anúncios. Mas no momento em que você instala um aplicativo de terceiros como um app-lock, scanner, bússola ou qualquer utilitário, não há como parar os anúncios intrusivos. O MIUI tenta empurrar sua loja/tema/música de aplicativos Mi e algumas coisas como anúncios. Mas eles são apenas notificações na barra de notificação na parte superior que podem ser desviadas e não interrompem a sua tarefa. Se você ignorá-los, eles apenas permanecem como um ícone na sua barra superior.
Mais ainda, o gerenciador de arquivos, galeria de fotos e recursos básicos de edição de fotos são incorporados e têm uma interface mais limpa no MIUI do que o estoque do Android. Stock Android vai precisar novamente que você baixe aplicativos para edição de fotos.
Meu Redmi veio com o Android 6 e agora está no 7.1.2. Mas a minha versão MIUI é a 9.6, que é a mais recente e o patch de segurança é de julho de 2018. Eu sei de fato que o Google lançou os patches de setembro e eles estão disponíveis nos Pixels e no Essential. Mas um monte de telefones Android One e plain Android ainda estão rodando os patches de junho/julho. Até mesmo o Sony que eu tinha na semana passada recusou-se a obter qualquer patch de segurança após maio de 2018.
Existem alguns bloatware que só podem ser desativados e não desinstalados no MIUI. Mas também o YouTube, Google Play, Google Music, Google Duo, e outros bloatware do Google que não podem ser desinstalados. E quanto à segurança, espionagem, privacidade, a única solução para isso é sair da Internet e usar um telefone fixo para comunicação, usar dinheiro para todas as transações e fazer todas as suas compras em lojas de tijolos e argamassa.
Continuação, depois de 3 anos de Android simples, um ano de MIUI, e novamente uma semana de (quase) Android simples, eu prefiro MIUI. Abro a caixa, inseri o meu sim, configurei as minhas contas, fiz o download do Whatsapp e do Uber, e estou pronto para ir. Sem protocolos de desenvolvimento, sem roteamento, sem ADB. O meu Redmi 4 com um chip SD 435 de nível básico não tem atrasos, não gagueja, não congela. Eu fiquei impressionado com o MIUI depois de 3 anos de Android simples. Mas depois de uma semana de Android no Sony, estou convencido. Eu votaria no MIUI. Funciona direto da caixa. E um ano depois, ainda posso ter dois dias de bateria em média e pouco mais de 24 horas sob uso pesado com MIUI.
Apologies for the long post, mas espero estar sendo justo, e não pretendo colocar outras escolhas e opiniões. Só que isto é meu.