Uma tela OLED fica amarelada depois de queimada devido ao uso contínuo?
Deve ser, e aqui está porque.
O O em OLED significa orgânico. Como material orgânico, deteriora-se mais rapidamente do que os LEDs normais. A luz azul tem uma intensidade energética maior do que a vermelha e a verde, o que leva a que os sub-pixels azuis se deteriorem um pouco mais rapidamente do que os vermelhos e verdes. Quando a luz azul é removida da luz branca, ela muda para amarelo.
O que é frequentemente referido como burn-in nos visores OLED é realmente um envelhecimento desigual, onde partes do visor têm exibido uma cor diferente por um longo tempo e, como tal, os subpixels se deterioraram de forma diferente de outras áreas do visor. Isto é comumente visto com controles de navegação UI e barras de status do sistema que podem exibir branco sobre preto por horas a fio. Os pixels que exibem branco se deterioram, enquanto os que exibem preto não estão sendo usados de forma alguma. Após muitas horas de uso, isto leva a que os pixels que exibiram branco sejam menos brilhantes que os que os rodeiam.
Então, para responder à sua pergunta, sim as telas OLED podem mudar para amarelo com o tempo, mas não é de burn-in, mas do envelhecimento mais rápido da matéria orgânica nos subpixels azuis em comparação com os subpixels vermelho e verde.
Tem também uma retenção temporária da imagem que pode acontecer quando se exibe conteúdo estático durante algum tempo, mas normalmente reverte por si só.
Dispositivos hoje em dia usam métodos para evitar problemas, movendo-se ligeiramente em torno do conteúdo estático em alguns pixels de vez em quando, e a qualidade da exibição OLED também melhorou, portanto isto é muito menos problemático do que costumava ser, mas continua a ser um problema. Entre isso e o uso do PWM para controle de brilho na maioria das implementações OLED eu não sinto que a tecnologia OLED esteja realmente pronta para o horário nobre ainda. Ele provavelmente será substituído por micro-LED em breve, o que deverá resolver muitos dos problemas exceto para o controle PWM.
Vi uma comparação há alguns anos atrás de um telefone OLED que tinha sido usado por um ano, contra um novíssimo modelo do mesmo modelo acabado de sair da caixa. O usado tem um visor significativamente mais amarelo. Isto pode ter sido devido a diferenças em relação à fábrica, mas então a calibração de fábrica teria sido pobre.
Artigos semelhantes
- Será que o meu telefone terá uma tela queimada se eu assistir muito YouTube por causa da relação de aspecto e eu não quero fazer zoom?
- Por que todo smartphone Galaxy S8 usado que eu vejo no eBay diz que tem tela queimada? Há algo de errado com o tipo de ecrã neste modelo?
- Porque é que o Netflix começa bem e depois vacila e racha devido ao uso elevado de CPU?
- A tela LCD IPS é melhor que a tela OLED?