Nikon Coolpix P1000 zoom é melhor do que um telescópio?
Não. Não no mínimo.
Para câmeras, existem dois tipos de zoom: óptico e digital.
O zoom óptico é feito com lentes. À medida que você aumenta a distância focal, você aumenta a ampliação efetiva. Se você dobrar a distância focal, você diminui seu campo de visão em 1/2, o que significa que tudo na imagem aparece com o dobro do tamanho. A chave aqui é que isto acontece usando o sensor de imagem inteiro. O sensor de imagem do P1000 tem cerca de 4600 pixels de largura. Se você tirar uma foto, digamos da Lua, com uma ampliação de 1x e tem 100 pixels de largura, mas a imagem inteira ainda tem 4600 pixels de largura. Se depois fizer zoom usando zoom óptico a 2x, a lua tem 200 pixels de largura, mas a imagem inteira ainda tem 4600 pixels.
Zoom digital é feito ampliando os pixels. Se você pegar o exemplo acima, e usar zoom digital em vez de zoom óptico, na imagem 2x, a lua tem 200 pixels de largura, mas a imagem agora tem apenas 2300 pixels de largura. A câmera pode então dobrar a imagem de volta para 2300 pixels, mas a resolução por pixel não é alterada.
Até certo ponto isso pode funcionar, mas logo você chega a um ponto em que o aumento é apenas muito pixelizado para ser útil. Além disso, independentemente do nível de zoom, a abertura da câmera só pode fornecer tantos detalhes.
Due a um princípio conhecido como difração, quando a luz entra em qualquer tipo de sistema óptico, como uma câmera ou telescópio, só há tantos detalhes disponíveis, e isso é limitado pela abertura. À medida que você aumenta cada vez mais o zoom, você se aproxima rapidamente dos limites desse detalhe, e a imagem fica mais desfocada e desfocada. Todo o conceito de "ampliar e melhorar" que você vê nos filmes o tempo todo é um monte de porcaria. Há uma pequena quantidade daquilo que pode ser feito, e há algumas técnicas de processamento que podem aumentar a resolução dos detalhes de forma limitada, e muitas vezes dependem de múltiplas exposições para o fazer. Mas a longo prazo, você só pode obter tantos detalhes de uma determinada abertura, e isso é um limite físico difícil.
Para fotografia casual, o zoom digital pode ser bom. Mas para qualquer coisa séria, bem, há uma razão pela qual os profissionais não tendem a usá-lo.
Se a sua pergunta é mais sobre o lado astronômico e se você deve obter um telescópio ou apenas usar sua câmera por conta própria, você deve entender que a astrofotografia não é tão simples de apontar e fotografar - é um assunto muito complexo e que eu recomendo fazer muita pesquisa antes de pular com os dois pés.