O que torna o Gorilla Glass tão durável?
Comparação da resistência de vários vidros
Comparando a magnitude e espessura da camada de compressão para vários vidros, o diamante e os triângulos representam vidros comuns (cal sodada) enquanto o círculo representa um vidro de cal sodada modificado. corninggorillaglass.com
>p>>br>>Gorilla glass is a combination of pure sand (silicon dioxide) and naturally occurring chemicals (Corning will not specify which, but the resulting glass is called aluminosilicate) which is stripped of impurities and melted down. O vidro fundido preenche um canal e, na verdade, transborda de cada lado. Durante este processo de "fusion draw", braços robóticos puxam suavemente para baixo longas folhas de vidro de 0,59 milímetros de espessura de Aluminosilicato de Vidro.
Neste ponto, o que você tem são algumas folhas muito grandes de vidro claro, limpo, puro, mas é'muito mais forte que o vidro comum. O Gorila adquire a sua força através de um interessante processo químico. O corning mergulha cada folha em um banho de sal derretido onde ocorre uma troca química. Os íons de potássio são infundidos no vidro. Ao mesmo tempo, os iões de sódio saem do vidro. Os iões de potássio são maiores do que os iões de sódio. Esta pressão cria o que's chamado "stress compressivo". Essa tensão é na verdade uma coisa boa e impede que o vidro se quebre sobre as falhas.
Para que uma rachadura comece, primeiro terá que superar essa tensão compressiva. A indução de tensão compressiva na superfície do vidro implica um de dois métodos: a têmpera térmica e a têmpera química.
Na têmpera térmica, o vidro é resfriado muito rapidamente em ar ou óleo. Este processo é tipicamente adequado para vidros encontrados em eletrodomésticos, vidros automotivos, e outras aplicações. O vidro submetido a esses processos carrega o rótulo de vidro temperado.
O processo de têmpera química mergulha o vidro em um banho de sal alcalino fundido, como o nitrato de potássio. Os íons alcalinos na troca do banho por outros íons alcalinos já no vidro, resultando em uma tensão compressiva que se desenvolve na superfície do vidro.
Têmpera química é mais adequada para a cobertura de vidros em dispositivos eletrônicos, por vários motivos. A camada de tensão compressiva é uniforme em todo o artigo, o que resulta em pouca distorção de forma devido ao empenamento e pouca distorção óptica devido à birefringência. A magnitude da tensão compressiva desenvolvida também é várias vezes maior do que a têmpera térmica. A têmpera química é mais adequada para os vidros mais finos comumente usados em eletrônicos de consumo leves também. [1]
References:
- Gorilla glass (PDF), Corning.
To see some of Gorilla Glass's feats of strength, check out the video below.