Ter mais abas abertas no Google Chrome torna-o lento?
Presumo que se refere a separadores num navegador web.
Cada separador inicia um novo processo na maioria dos navegadores modernos. Esta é basicamente uma nova aplicação completa que corre sob cada separador. Isto é bom - significa que uma página mal codificada não trava todo o navegador, ou cria problemas de segurança onde o código em uma página pode ter acesso aos dados em outra.
Mas os processos requerem agendamento, e assim aumenta a carga de trabalho do computador. Normalmente não seria muito ruim, se não fosse por uma pequena mosca na pomada chamada Javascript. Sem Javascript, as páginas web são estáticas - uma vez renderizadas, não há mais nada a fazer a não ser esperar por um clique e depois descarregar algo novo. Mas o Javascript cria um ambiente ao vivo onde as coisas precisam de "correr", e esse correr tem de ser feito o tempo todo na maioria dos casos, porque o Javascript é uma linguagem mal concebida que é interpretada, e a maioria dos seus codificadores não se preocupam em pensar como é que isso é realmente feito - eles acreditam que um loop apertado que faz sondagens para mudanças de estado é perfeitamente OK, e o computador vai "resolver" como lidar com isso eficientemente. Bem, a má notícia é que "o computador" só faz o que lhe é dito, e vai executar cegamente esse código até que a CPU derreta num pequeno heap.
algum navegador, como o Chrome, permite que os seus motores Javascript funcionem sempre a toda a velocidade. Outros navegadores, como o Safari, adotam uma abordagem mais conservadora que torna a execução do Javascript muito mais lenta ou interrompe a execução em abas que estão inativas. Ambas as abordagens têm prós e contras. No Safari, o profissional é que o computador não tende a ficar muito lento com muitas abas abertas, e a vida útil da bateria é prolongada. Mas algumas dessas abas de fundo não rodam em tempo hábil e produzem resultados não intencionais.
A verdadeira solução é matar o Javascript e desenvolver algo muito mais significativo e correto que o computador realmente poderia agendar muito mais apropriadamente. Mas não parece que isso vá acontecer na minha vida.