Usar um bloqueador de anúncios é a mesma coisa que pirataria?
Geralmente, no.
"Pirataria" é um termo terrível porque é tão vago. Primeiro, vou assumir que a palavra significa "fazer uma cópia ilegal". Neste caso a resposta é claramente não, já que os bloqueadores de anúncios não fazem cópias.
P>Próximo vamos assumir que a palavra significa "violar os termos de serviço ou uso de mídia digital". A maioria das mídias digitais vem com termos de uso e serviço que incluem não fazer cópias não autorizadas, e podem incluir outros termos. Alguns sites também incluem tais termos e lhe dizem explicitamente o que você precisa fazer para acessar seu conteúdo. Às vezes é ver anúncios, às vezes é ter uma assinatura, às vezes é pagar como quiser. No caso de você estar em um acordo com um provedor que envolve você assistir a anúncios, então seria uma violação desse acordo bloqueá-los.
Por vezes sites que não têm tais acordos explícitos farão coisas como detectar quando um bloqueador de anúncios é executado e colocar uma mensagem lembrando os usuários da necessidade de receita de anúncios do site. Novamente, não "pirataria" em qualquer sentido da palavra, mas ainda um conjunto importante de dados a considerar.
No caso geral, as pessoas não concordam com anúncios de entrada. Em vez disso, eles são impingidos às pessoas sem aviso ou controle. Muitas vezes o site em si não tem controle sobre o anúncio, que é criado e alimentado por um terceiro. Além disso, os sites geralmente obtêm muito pouca receita com esses anúncios. Eu vi estimativas dizendo que até 80% da receita da publicidade vai para o Google, Facebook e depois alguns outros jogadores. Para os consumidores, isso também pode ser caro, especialmente porque mais mudanças de uso para dispositivos móveis onde você paga pelos seus dados. Estudos semelhantes mostraram que usuários móveis que passam muito tempo em sites com uso intensivo de publicidade (novamente, o Facebook é um excelente exemplo) pagam de 20 a 40% da sua largura de banda de dados por publicidade.
Existe uma conversa intensa acontecendo neste momento sobre mídia suportada por publicidade. Veja aqui: A mídia diz que não pode ganhar dinheiro vendendo anúncios, então está demitindo um terço de sua equipe para um exemplo de um grande site que se afastou do modelo suportado por anúncios, pelo menos como está implementado atualmente.
A imagem é complicada porque, embora o jornalismo online seja uma coisa que depende muito de ad, não é a única coisa. Por exemplo, vários jogos que eu jogo têm sites de referência online; esses sites pagam por seus custos de hospedagem e largura de banda através de publicidade. Por vezes, não consigo aceder a esses sites porque excederam as páginas visualizadas - na verdade, mais utilização do que aquela que podem pagar. Outros criadores que eu apoio (por exemplo, DJs/músicos) também obtêm alguma receita com publicidade em seus sites.
Em geral é uma bagunça gigantesca neste momento e a tendência para a transmissão de anúncios de mídia que consomem largura de banda (=custos para o consumidor) e retardam toda a experiência só está piorando as coisas.
Mas nada disso é "pirataria" por si só.
Artigos semelhantes
- Por que o Google desenvolveria um bloqueador de anúncios Chrome para bloquear seus próprios anúncios?
- Qual é o melhor bloqueador de anúncios para Spotify?
- Qual bloqueador de anúncios é melhor para o Safari, AdBlock Pro ou AdGuard?
- Qual é o melhor bloqueador de anúncios gratuito para dispositivos Android para aplicativos e navegadores como Safari e Chrome?