Uma lâmpada fluorescente pode funcionar sem um arrancador?
Originally Respondido: É possível ligar a lâmpada fluorescente sem o arrancador?
É possível, sim. Primeiro vamos explicar como funciona uma lâmpada de arranque. Este é o diagrama de circuito de uma lâmpada padrão com arrancador -
O arrancador é um pequeno tubo de néon com uma tira bimetal embutida. Quando a energia é aplicada pela primeira vez, o tubo não conduz, mas o arrancador sim. Ele aspira uma corrente bastante grande através do balastro e dos aquecedores do tubo - um em cada extremidade - que aquecem e brilham de vermelho, vaporizando o mercúrio que condensou neles. Então, após um curto intervalo, o bimetal no starter aquece e quebra o circuito. Isto faz com que o lastro aja como uma bobina de indução, enviando um pulso de alta voltagem através do tubo principal, que depois bate. Uma vez que a corrente está fluindo através do tubo, não há mais voltagem suficiente disponível para atingir o starter novamente.
Para iniciar o tubo frio sem um starter, é necessário algum outro meio de gerar um pulso de alta voltagem, e como em um tubo frio o vapor de mercúrio condensou, isto requer uma voltagem muito mais alta do que antes. Mas uma vez que o tubo se acende, ele aquece o suficiente para vaporizar o resto do mercúrio. Os balastros "eletrônicos" geralmente funcionam desta forma, confiando na eletrônica ativa primeiro para atingir o tubo e depois para limitar a corrente. Os fluorescentes compactos (CFLs) geralmente funcionam desta forma, e se você desmontar um você encontrará uma placa de circuito na base com um transistor de potência e um pequeno transformador. Você também terá notado que as LFCs começam bastante fracas, e gradualmente se iluminam durante o primeiro minuto ou mais. Esse é o tempo que leva para aquecer e vaporizar o mercúrio.
Agora, se a tua pergunta é como acender um encaixe padrão quando não tens um arrancador, isto pode ser feito através de um curto-circuito manual dos contactos de arranque por um segundo ou assim. Mas é extremamente perigoso fazer isso, porque não só você corre o risco de se electrocutar se tocar acidentalmente no elo de curto-circuito, mas quando você quebra o circuito cria um pulso de vários quilovolts que o fará cair da cadeira e quebrar seu pescoço.
Artigos semelhantes
- Como reduzir o brilho de uma lâmpada sem obter uma lâmpada nova
- Você pode usar uma lâmpada LED de 60W em uma lâmpada de 3 vias que diz para usar apenas lâmpadas tipo A?
- O que acontece quando você coloca uma lâmpada de 150 watts em uma lâmpada de 100 watts?
- Como é que uma lâmpada WiFi inteligente funciona sem WiFi?