O que se entende por enraizamento andróide?
Para telefones Android, rootar significa instalar um binário especial no seu telefone (normalmente chamado su) que pode elevar as permissões de outros aplicativos mediante solicitação.
Usualmente, as permissões são elevadas ao nível do usuário mais poderoso em uma plataforma unix, chamada root. Daí o nome.
Normalmente, os aplicativos android rodam com um conjunto muito limitado de permissões. Com as permissões da raiz, porém, um aplicativo pode fazer qualquer coisa - ter acesso a todos os arquivos e controlar todos os outros aplicativos e outros processos rodando no telefone. Se usado sabiamente, ele pode aumentar muito a funcionalidade do telefone. Mas como com qualquer grande poder, o potencial de danos também é muito maior.
O acima é um pouco menos assustador do que parece. Primeiro, nem todos os aplicativos se tornam perigosos após o enraizamento - o acesso root tem que ser solicitado toda vez que o aplicativo inicia, e 99% dos aplicativos simplesmente não o fazem. Segundo, um bom pacote su nunca dará permissões de root à esquerda e à direita, mas pedirá ao usuário para confirmar. Ainda assim, você precisa saber quais aplicativos confiar.
Obviamente, muito dano pode ser feito com permissões de root, tanto em termos de danificar o dispositivo quanto a privacidade. Isto, e o facto de a maioria das pessoas não't precisar disto, torna uma regra que os telemóveis normalmente não são enraizados fora da caixa.
Rootar não é directo. A forma como o unix funciona, para adicionar um aplicativo que pode lhe dar acesso root, você precisa ter um acesso root, o que faz dele uma espécie de situação de catch 22. Assim os telefones são normalmente enraizados explorando algumas vulnerabilidades do sistema, ou alterando o processo de carregamento e enraizamento do andróide enquanto o sistema ainda não está carregado (frequentemente ambos). Estes métodos são frequentemente específicos do dispositivo (alguns dispositivos podem estar sem sorte), podem não estar muito bem documentados, podem anular a sua garantia e fazer tijolos no seu dispositivo, especialmente os métodos que mexem com a ordem de carregamento do sistema.
Você pode querer seleccionar o seu dispositivo com antecedência se planear o enraizamento. Geralmente, 1+ dispositivos são amigáveis ao enraizamento, e como regra geral, quanto mais popular for o modelo de telefone, mais chances existem de serem os métodos de enraizamento. Além disso, dispositivos ligados a uma operadora de rede são frequentemente mais restritos e mais difíceis de enraizar do que dispositivos sem SIM.
Finalmente, os benefícios do enraizamento estão diminuindo ultimamente. Primeiro, conforme as permissões dos andróides evoluem, mais coisas podem ser feitas sem o enraizamento. Segundo, graças à "rede de segurança" do Google&apos, cada vez mais funcionalidades ficam bloqueadas quando você root o seu telefone, só porque. Espere que o Google pague e o Netflix não funcione, por exemplo.
O acima não é para fazer você ficar longe do enraizamento. Na verdade, estou a escrever este post a partir de um telefone enraizado. Mas por favor faça o seu trabalho de casa primeiro, o enraizamento não é para ser levado de ânimo leve.