Qual é a diferença entre um visor AMOLED e Super AMOLED?
Uma delas é uma tecnologia, a outra é apenas uma marca da Samsung.
Em suma, um ecrã "Super AMOLED" é um ecrã Samsung AMOLED com um painel táctil integrado.
Outros fabricantes de ecrãs podem também ter um painel táctil integrado no seu ecrã, mas mesmo assim chamá-lo-ão apenas AMOLED ou OLED Display.
A história do setor sobre isso:
Após a Samsung promover fortemente seus Monitores AMOLED como característica única de seu smartphone Galaxy S por um tempo, eles já estavam enfrentando a concorrência de outros fabricantes de monitores que também começaram a oferecer os Monitores AMOLED aos seus clientes (fabricantes de aparelhos), mais proeminentemente LG Display e Sony.
Até então a Samsung investiu muito no marketing da marca "AMOLED", nome que eles escolheram ao invés de "OLED", com a expectativa de marca registrada. A ideia era criar um termo que parecesse descrever uma tecnologia (como "LCD") mas que, na verdade, é uma marca comercial proibida de ser utilizada por qualquer outra pessoa, criando a impressão de que só a Samsung pode produzir esta tecnologia.
Mas, numa infeliz reviravolta de acontecimentos, a sua marca comercial "AMOLED" foi rejeitada em várias regiões porque, apesar de ser um termo diferente da tecnologia "OLED", continua a descrever uma tecnologia (tal como significa "Active-Matrix" OLED, ou "Organic Light-Emitting Diode").
Então, enfrentando a questão de parecer igual aos concorrentes no AMOLED, o Samsung Display precisava de um plano B para empurrar outros fornecedores de displays para fora.
Naquele momento a empresa conseguiu fundir o painel touch com o vidro do AMOLED Display como parte da produção do painel, basicamente substituindo o vidro superior do display por um painel touch (um processo chamado "on-cell touch display")
Então a Samsung decidiu que esta deveria ser uma evolução personalizada, e registrou o "Super AMOLED" como uma marca (que eles registraram como um tipo avançado de AMOLED, em detalhes descrevendo o painel touch como a diferença).
>Com esse movimento eles estavam atingindo dois pássaros com uma cajadada:
- Eles se diferenciaram dos outros (por focar em algo muito técnico com um benefício bastante menor para o usuário final).li>li> Eles destruíram o termo "AMOLED" para a concorrência, porque gastar dinheiro em marketing usando "AMOLED" é um absurdo se o seu concorrente está promovendo "Super AMOLED".
Nos anos seguintes, a Samsung teve um enorme sucesso com a Samsung Galaxy Series, levando a Samsung a ser consistentemente o maior fabricante e cliente de monitores AMOLED, secando efetivamente a concorrência (outros fabricantes de monitores AMOLED que não conseguiram garantir volumes de pedidos similares para acompanhar o investimento da Samsungs na AMOLED).
It's ainda uma marca:
Tudo isso, vale a pena enfatizar que também hoje "Super AMOLED" não é uma descrição de uma tecnologia, ela permanece uma MARCA. O que significa que cabe ao proprietário da marca definir o que ela deve significar (assim como a Sony define o significado da sua marca "Bravia" e a Coca-Cola define o significado de "Coke light").
Como tal, a Samsung Display é livre para definir tudo o que faz com a AMOLED como "Super" e anexar a sua marca a ela.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor, um visor LCD IPS (90 Hz) ou um visor AMOLED (60Hz) nos telefones?
- O visor Fluid AMOLED é o melhor visor para telemóveis?
- O que significa "Amoled screen"? Qual é o benefício de Amoled display? Que ecrã é melhor, LCD ou Amoled?
- Qual é a diferença entre um AMOLED, um OLED e um visor LED?