Como impedir os professores de espiar o meu Chromebook
Se é um Chromebook emitido pela escola, não é espiar... é monitorizar. É provável que você ou seus pais tenham assinado um acordo de uso de tecnologia escolar antes de receberem o Chromebook, e esse acordo incluía uma declaração de isenção de responsabilidade de que a escola teria software de monitoramento no Chromebook emitido pela escola, e que nada do que você fez nesse Chromebook foi privado.
As escolas têm que monitorar os Chromebooks dos alunos, por razões de segurança e responsabilidade. Se a escola der a um aluno um laptop, e esse aluno usar esse laptop para fazer algo perigoso ou ilegal, os pais desse aluno poderiam processar a escola por negligência. Como você pode dar a uma criança os meios para cometer um crime ou tomar uma decisão estúpida, e não monitorizá-los para ter certeza de que não o fizeram? Não é diferente de garantir que os estudantes-atletas usem equipamento de proteção enquanto jogam. Se uma escola deixa uma criança jogar futebol mas não fornece um capacete, essa escola pode ser processada por colocar a criança em perigo, mesmo que tenha sido escolha da criança jogar em primeiro lugar.
Dependente do software de monitoramento, pode funcionar não importa em qual wifi você esteja: na escola, ou em sua casa. Se, quando você entra no Chromebook, ele diz algo como "este Chromebook é gerenciado por [nome da sua escola]", há uma boa chance da sua escola poder monitorar o que você está fazendo nele, mesmo quando você está em casa.
A sua melhor aposta, se você está preocupado com a sua privacidade, é usar o seu Chromebook emitido pela escola apenas para coisas relacionadas à escola, e usar um laptop pessoal para coisas pessoais.
Um software de monitoramento é feito através do login no Google Chrome. Ou seja, se iniciar sessão na sua conta emitida pela escola noutro computador, esse computador pode ser monitorizado enquanto ainda estiver a iniciar sessão nessa conta. Eu tive problemas com isso em uma antiga escola onde eu trabalhei. Os alunos entravam no e-mail da escola no computador de casa, depois não faziam logon e eu recebia alertas de que estavam fora de serviço nos seus Chromebooks durante o dia. Mas, quando eu verificava, dizia que eles estavam fazendo uma coisa, mas eu podia olhar para o outro lado da sala e ver que eles não estavam fazendo isso... que eles não estavam nem mesmo em um computador. Era alguém na casa deles que estava num computador do qual o aluno não fazia logout. Isto levou a pelo menos um e-mail muito estranho para os pais, lembrando-os educadamente para se certificarem de que o filho saia da conta do aluno no computador de casa. Ou, melhor ainda, nunca use a conta do aluno em nada além do computador da escola.
Outro aviso: Só porque um Chromebook gerido pela escola lhe permite apagar o seu histórico de navegação ou abrir um separador incógnito, isso não significa que não esteja a registar o que ainda faz. A pessoa técnica da escola ainda será capaz de ver tudo o que você estava tentando esconder. Está escondido da sua máquina em particular, não dos logs que o técnico recebe da actividade do Chromebook.
Artigos semelhantes
- Como impedir o meu cônjuge de espiar o meu telemóvel através do nosso router WiFi ou qualquer outra coisa que ele esteja a usar
- Como impedir uma pessoa de espiar o seu telefone enquanto está no seu WiFi
- Qual é o melhor Chromebook para professores?
- Por que a maioria dos professores acha que um Chromebook de 200 dólares é um computador melhor para um aluno do que um iPad Pro?