Qual é a forma completa do SIM?
Um cartão SIM típico (mini-SIM)
Um cartão mini-SIM junto aos seus contactos eléctricos num Nokia 6233
Um cartão SIM TracFone sem fios não tem marcas distintivas de portadora e está apenas marcado como um "SIM CARD".
Um módulo de identificação de assinante ou módulo de identificação de assinante (SIM), amplamente conhecido como cartão SIM, é um circuito integrado que se destina a armazenar com segurança o número de identificação de assinante móvel internacional (IMSI) e sua chave relacionada, que são usados para identificar e autenticar assinantes em dispositivos de telefonia móvel (tais como telefones celulares e computadores). Também é possível armazenar informações de contacto em muitos cartões SIM. Os cartões SIM são sempre utilizados em telefones GSM; para telefones CDMA, são apenas necessários para aparelhos mais recentes com capacidade LTE. Os cartões SIM também podem ser usados em telefones via satélite, relógios inteligentes, computadores ou câmeras.
O circuito SIM faz parte da função de um cartão chip universal de circuito integrado (UICC) físico, que normalmente é feito de PVC com contatos e semicondutores embutidos. Os cartões SIM são transferíveis entre diferentes dispositivos móveis. Os primeiros cartões inteligentes UICC eram do tamanho de cartões de crédito e bancários; os tamanhos foram reduzidos várias vezes ao longo dos anos, geralmente mantendo os contatos elétricos iguais, de modo que um cartão maior pudesse ser cortado para um tamanho menor.
Um cartão SIM contém seu número de série único (ICCID), número de identificação de assinante móvel internacional (IMSI), autenticação de segurança e informações cifradas, informações temporárias relacionadas à rede local, uma lista dos serviços aos quais o usuário tem acesso e duas senhas: um número de identificação pessoal (PIN) para uso comum e um código de desbloqueio pessoal (PUC) para desbloqueio de PIN.
Agora, o SIM foi modificado em tamanho de forma a ocupar menos espaço no dispositivo.