Os telefones com ecrãs curvos partem-se mais facilmente?
Sim e não. Quando você diz quebrar mais facilmente, mais facilmente do que o quê ou mais facilmente do que qual telefone? Se a tela de vidro curvo tem a tecnologia Corning's Gorilla Glass (especialmente a geração mais nova), então o telefone será capaz de suportar quedas muito decentemente. Mas não importa se é ou não Gorilla Glass, o vidro ainda é vidro e vai quebrar, não importa o quê. A coisa com o Gorilla Glass (e vidro temperado em geral) é que ele pode levar algumas gotas ou impactos no início... mas a acumulação gradual de impactos no vidro torna o vidro cada vez mais fraco com o tempo... e eventualmente, a capacidade de resistência aos estilhaços desaparece e o vidro quebra (assim como aconteceu com o Tesla Truck).
Então, voltando à sua pergunta, geralmente falando em telefones com ecrã curvo, o telefone parte-se mais facilmente devido ao facto de as extremidades estarem mais expostas e de haver mais pontos de impacto quando se deixa cair o telefone... o impacto nas extremidades irá partir o vidro muito mais facilmente do que um telefone com um ecrã plano com uma moldura que cobre as extremidades. Mas um telefone curvo com Gorilla Glass (como os telefones Samsung), ele deve ser capaz de suportar a maioria das quedas de 3 pés no chão e ele'vai ficar bem... mas ainda assim, como eu disse, telas curvas expõem mais o vidro e lá's mais pontos de impacto, então é mais quebrável do que um telefone sem telas curvas.
Se um telefone não tem Gorilla Glass, ele'vai quebrar facilmente. Se você olhar para o iPhone X e XS, o vidro do telefone era envergonhadamente frágil e frágil; não sobrevive a um teste básico de queda... mas com o iPhone 11 e 11 Pro, a Apple trabalhou com a Corning (a empresa que faz o Gorilla Glass) para fazer um vidro personalizado para a Apple, então agora o iPhone 11 e 11 Pro são muito mais duráveis e resistentes a estilhaços. Então com isso dito, embora um telefone tenha telas curvas, se tiver Gorilla Glass, então ele'será capaz de sobreviver à maioria das gotas já. Ainda assim, as bordas curvas da tela criam pontos fracos no vidro quando você o deixa cair porque ele se destaca mais e tem mais exposição... e embora o Gorilla Glass seja resistente, ele'não é inquebrável e ainda pode quebrar... especialmente depois de repetidos impactos, como eu disse anteriormente. A facilidade com que um vidro do telefone se parte também depende do desenho do telefone e do tipo de vidro utilizado.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre LCD, Full HD, LED e agora os ecrãs curvos? Eu quero um ecrã que não tenha aquele reflexo de espelho?
- Porque é que os monitores de PC não têm ecrãs de 'cascata' curvos e sem moldura como os smartphones modernos?
- Porque é que os auscultadores Apple se partem tão facilmente?
- Porque é que os iPhones se partem e se destroem mais depressa que os Androids?