O Google acompanha a actividade de navegação dos utilizadores do Chrome?
Sim. O Chrome sync requer que o seu histórico de navegação seja enviado para os servidores Google, caso contrário seria impossível aceder ao seu histórico de navegação em vários dispositivos, o que é uma funcionalidade do Chrome sync. Agora, a Google poderia encriptar este histórico com a sua palavra-passe de início de sessão do Google e torná-lo ilegível por qualquer outra pessoa que não você, incluindo o próprio Google. Isto é o que alguns serviços de "cofre de senhas on-line" fazem e é considerado uma melhor prática de privacidade para este tipo de sistemas. Como você ainda pode ver seu histórico do Chrome após executar uma redefinição de senha do tipo "esqueci minha senha" para sua conta do Google, é claro que eles não fazem isso (caso contrário, alterar sua senha tornaria os dados do histórico de outros dispositivos ilegíveis). Assim, mesmo "assumindo boa fé", a Google recolhe definitivamente estes dados.
So, it's nos seus servidores, fora do seu controlo e os seus ToS provavelmente concedem-lhes, no mínimo, o direito de "utilizar os dados para fornecer o serviço e fazer garantia de qualidade", o que significa que eles podem definitivamente olhar para eles. Será que eles usam esses dados para anúncios? Eu não'não sei ao certo, mas dado o modelo de negócio do Google'isso não'não me surpreenderia em nada. Eles vendem os dados para outras empresas? Provavelmente não, muito valiosos para si mesmos. Eu não vou nem especular sobre dar o histórico da web à NSA; seu histórico de navegação é o tipo de "meta-dados" que você pode assumir que a NSA está coletando de uma forma ou de outra, não há "se" ou "mas" sobre isso.
Também, em teoria as páginas navegadas em "modo incógnito" não são sincronizadas pela sincronização com o Chrome. Mas eu não't garanto que o Google não't os rastreia de outra forma, intencionalmente ou não (por exemplo, o Chrome tem serviços de análise e diagnóstico incorporados que enviam dados de utilização para o Google, normalmente para fins de GQ perfeitamente legítimos, mas isso não't significa que os dados podem't ser acedidos ou re-propagados para publicidade).