O Snapdragon 888 é o chip móvel mais poderoso?
Espanjas para o A2A!
TL;DR
No.
Resposta mais longa
O Snapdragon 888 é o chip móvel não-Apple mais poderoso em produção, mas o Apple A14 Bionic (e o derivado M1) bate o 888 no desempenho da CPU.
Full Answer
For generations now the Apple A-series SoCs have domininated over all other competitiors in the mobile space, and while the last couple generations of Snapdragon processor have narrowed the gap, they have not quite closed it.
Para manter o comprimento da minha resposta razoável, vou focar-me puramente nos núcleos da CPU nos SoCs, pois penso que isso é mais relevante para a questão.
O que se resume a isso é uma diferença na filosofia do design. Tanto a Apple quanto a Qualcomm usam designs big.LITTLE com núcleos "grandes" de alto desempenho e "pequenos" núcleos de alta eficiência, mas os núcleos reais são bastante diferentes.
A Apple cria designs totalmente personalizados baseados no ARM - ou seja, embora seus chips usem o conjunto de instruções do ARM, os núcleos em si são um design novo, exclusivo e projetado pela Apple. A Apple se concentrou principalmente na criação de núcleos de processamento ARM grandes e muito poderosos (chamados de Firestorm na série A14), confiando na integração vertical total de seus produtos para alcançar eficiência.
Por comparação, a Qualcomm usa núcleos ligeiramente modificados com o design ARM. Ao contrário da Apple, que pode confiar na estreita integração de toda a sua pilha de hardware e software para alcançar eficiência, a ARM precisa projetar seus núcleos para funcionar bem em uma grande variedade de casos de uso, o que levou a uma maior ênfase na eficiência do hardware básico. Como resultado, o Cortex-A78 do ARM não se compara ao Firestorm da Apple frente a frente.
Para começar a compensar este ARM começou a adicionar núcleos "Prime" à sua linha de produtos. Os núcleos Prime têm a intenção de serem mais como os núcleos "grandes" da Apple com foco puramente no desempenho, confiando na pilha de software para lidar com a eficiência. O primeiro núcleo "prime" do ARM é o Cortex-X1, e está no Snapdragon 888. É basicamente um Cortex-A78 modificado para desempenho acima da eficiência, e reduz consideravelmente a lacuna para o Apple Firestorm, mas não o faz, com a Apple ainda puxando à frente em cargas de trabalho de um único núcleo.
Agora Uma coisa a notar é que o SD888 tem 1 núcleo "Prime", 3 núcleos "grandes", e 4 núcleos "pequenos" para o A14 Bionic 2 núcleos "grandes" e 4 núcleos "pequenos", e se a energia e o calor não fossem uma preocupação, é teoricamente possível que um 888 pudesse realmente obter uma vitória sob grandes cargas de trabalho multi-core, mas no mundo real isso não acontece e ainda não aconteceu.
Como o X1 é a primeira tentativa real do ARM de um núcleo de desempenho puro, eu ficaria de olho na próxima geração, pois acho que é aí que as coisas vão ficar realmente interessantes.