O Linux é melhor do que o Mac OS para edição de fotos/vídeos?
Não me parece. Embora a Apple dos últimos tempos não tenha sido a melhor para os utilizadores profissionais, eles têm uma relação de longa data com a comunidade criativa que torna difícil superar o efeito legado.
Dito isto...
Você certamente pode usar o Linux para edição de fotos, e sem uma tonelada de dor nisso. O GIMP é um pouco bizantino, mas tem tanto características quanto flexibilidade a mais. Inkscape, Krita e Libreoffice oferecem ferramentas vetoriais para qualquer finalidade que você possa precisar (e o LibreOffice também tem um analógico PowerPoint em LO Impress). Se você precisa de ferramentas de layout para colocar essa foto em um contexto, você tem Scribus, TeX, até mesmo troff se você gosta daquele visual antigo do Times-Courier-Helvetica que os livros que vieram da Bell Labs nos anos 80 têm. Processamento em lote? ImageMagick, GraphicsMagick, NetPBM, G'MIC (o último dos quais você provavelmente vai usar principalmente dentro do GIMP e que parece ter uma sintaxe de script baseada em abuso de getopt de linha de comando). Embora a experiência MacOS vai ser mais suave só porque um ambiente Mac vai ser mais polido (e, francamente, o gerenciamento de cores do Mac é melhor), não é nada difícil de se colocar em funcionamento em um fluxo de trabalho Linux-FLOSS puro.
Não posso dizer sobre edição de vídeo. O Final Cut Pro é um padrão da indústria e tem sido desde a sua introdução, mesmo apesar do clunker que foi a primeira versão do FCPX. Existem programas como Kdenlive, Cinelerra, VirtualDub e FreeJ que podem fazer o trabalho, e o ffmpeg pode lidar com qualquer necessidade de transcodificação que você tenha, mas eu acho que o Linux estará sempre um pouco atrasado na frente de vídeo. Honestamente, eu nunca tentei fazer nenhum trabalho de vídeo real no Linux. (Posso recomendar Audacity como um editor de som, mas isso é um sem-cérebro para basicamente toda a gente excepto as pessoas que fazem muito trabalho MIDI, para o qual pode usar Ardour ou Rosegarden. E o FreeJ como um mixer de vídeo, sendo baseado em linha de comando, me parece um pouco sujo, mas parece ser muito bom se você conseguir ultrapassar isso.)
No entanto, ele brilha absolutamente para renderização 3D. Grandes casas CGI como a Pixar têm usado renderizações Linux desde os anos 90 e o Blender é muito popular e polido para o efeito. Honestamente, não faria mal ter um iMac Pro como estação de trabalho principal e um sistema Linux em modo beast-mode ao lado dele em sua mesa para que você possa ter o melhor dos dois mundos. (Se você está fazendo um trabalho comercial, a despesa quase certamente valerá a pena.)
Artigos semelhantes
- Qual é a melhor distribuição Linux para produção multimídia (edição de áudio, edição de vídeo, etc.)?
- Qual é o melhor software do mundo que todos estão usando para edição de vídeos de música, fotografia, webdesign e edição de logotipos?
- Qual é o requisito mínimo do sistema para edição de fotos e edição de vídeo?
- Qual é o melhor aplicativo gratuito de edição de fotos/vídeos?