Os zombies são biologicamente possíveis?
Zombies. O que é que esse termo significa para ti? É provável que penses em algo de Hollywood. Na verdade pensei que era tudo o que havia neste personagem do Halloween. Eu estava errado.
Zombies têm uma verdadeira base biológica para eles. As histórias como as conhecemos têm a sua origem no país do Haiti. Este pequeno país das Caraíbas é famoso por ser um dos únicos lugares onde os escravos africanos se revoltaram e expulsaram os europeus. Depois disso, a sua cultura tribal africana tomou conta do país. Muitos dizem que agora é mais africano que a África! É também o epicentro do Voodoo.
Quando você pensa em Voodoo, pense em bruxos médicos. Na verdade, os feiticeiros são parte integrante da cultura no Haiti e ajudam a criar ordem. As pessoas estão com medo constante de que os feiticeiros os transformem em zumbis. Eles são particularmente suscetíveis se tiverem feito algo ruim. Assim, a ameaça da zombificação pode manter alguma ordem.
Hogwash, você pode dizer; são apenas crenças vodu loucas que não têm base. Era o que eu pensava até ler sobre um homem chamado Clarvius Narcisse.
Em 1980, o mundo obteve a primeira prova real de que os zumbis existiam. Clarvius, um dia entrou num hospital alegando ser um zumbi, e pela primeira vez, havia provas de que ele foi declarado morto e enterrado. Acontece que foi no mesmo hospital em que ele entrou. Ele até tinha uma cicatriz na bochecha do prego que lhe enfiaram no caixão. Ele alegou que alguém o desenterrou, bateu nele e o drogou durante os últimos 18 anos enquanto ele trabalhava como escravo num canavial. Então como isso aconteceu?
Para ajudar a resolver esse mistério, o etnobotânico Wade Davis mergulhou na cultura haitiana. Depois de se encontrar com vários feiticeiros, ele finalmente deitou as mãos a algumas "poções de zombies". Para sua surpresa, todas continham uma toxina semelhante, conhecida como tetrodotoxina. Isto veio do chão, restos de um peixe-balão.
A história diz que um feiticeiro sopraria esta poção numa vítima, e a toxina começaria a fazer efeito. Ela derrubaria as funções vitais a um valor tão baixo que as pessoas as declarariam mortas, e elas seriam rapidamente enterradas. Depois, os feiticeiros iriam desenterrá-las da cova antes de morrerem de facto. Eles os espancariam e os fariam trabalhar como escravos em um estado estupefato o resto de suas vidas.
A chave para zumbis, no entanto, não é apenas a tetratotoxina; isso apenas falsifica a morte e ajuda a dar credibilidade às lendas dos zumbis que se levantam da sepultura. De fato, uma planta chamada Datura, ou o "pepino zumbi" (Datura stramonium), na verdade dá o estado estupefato ao escravizado. Datura é uma planta da família das sombras mortíferas, relacionada à mandrágora e henbane (de lendas de lobisomens).
A mistura que acabei de descrever, no entanto, não é uma receita para zumbis. Na verdade, não é uma boa idéia replicar nada disso. Uma dose que é mesmo uma fração muito alta mataria alguém. Na verdade, é altamente provável que 99 por cento das poções de bruxos médicos matariam alguém. Há até muitas críticas de Wade Davis que afirmam que nenhuma das poções que ele apresentou poderia fazer um verdadeiro zumbi.
No final, pode não importar se isso funciona mais na prática. A idéia de zumbi é tão arraigada na sabedoria da área e isso pode ser tudo o que importa. Para os haitianos, os zumbis são reais. Entretanto, nós podemos torná-los reais no cinema. Basta saber que tudo isso vem do que poderia ser uma base biológica muito real.
Artigos semelhantes
- Que zombies são legítimos - zombies rápidos ou zombies lentos?
- Os zombies alguma vez combatem outros zombies?
- Porque não há zombies negros nos Walking Dead? Também deveria haver mais zombies idosos, gordos e jovens, não morreriam provavelmente primeiro?
- Como são possíveis os smartphones dobráveis? Como é que os fabricantes são capazes de criar vidro dobrável?