Porque é que tantos telefones modernos têm 3-4 câmaras traseiras enquanto as câmaras profissionais ainda são apenas "uma câmara"?
Então, aqui está a câmara profissional que comprei em 2013 mais ou menos, a Canon EOS 6D. Também comprei esta lente, a Canon EF 24-105mm f/4.0L. Então sim, esta câmara tem apenas um sensor de imagem, um sensor 40-60x maior que a maioria se não todos esses dois, três, quatro, ou mais sensores de câmara no seu telefone. Em conjunto, estes dois juntos na altura custavam cerca de 2.000 dólares... e enquanto isso é a retalho, estou apenas a pagar pela câmara e pela objectiva, uma cada, sem computador, sem leitor de música, sem telefone, etc. Só a câmera.
Mas esta lente provavelmente faz o trabalho da maioria deles. Alguns dos telefones deste ano com uma lente grande angular têm uma visão mais ampla, mas esta lente vai fazer zoom para uma visão mais estreita do que quase qualquer telefone com câmera. E, claro, os chips sensores usados em cada 2x ou 3x+ câmera do telefone hoje em dia são normalmente muito mais baratos, chips de câmera muito piores do que o usado na câmera principal. O módulo principal da sua câmera principal custa em média de 25 a 30 dólares, enquanto as câmeras extras custam mais de 10 dólares cada. Claro, esse é o preço por volume.
Tanto o zoom na minha DSLR de outrora como as múltiplas câmaras no seu telefone são um esforço para adaptar o seu dispositivo fotográfico a uma variedade de condições.
O que se passa com um sistema completo como o da Canon é que existe uma lente ou corpo de câmara para adaptá-lo a praticamente qualquer cenário ou condição. Se eu quiser outra câmera por alguma razão (maior resolução, taxas de disparo mais rápidas, etc) eu tenho que comprar um novo corpo de câmera... mas todas as minhas lentes, baterias, etc., provavelmente ainda funcionam. As lentes que você comprou nos anos 80 funcionam hoje em dia's DSLRs... você não'atire-as todas para fora todos os anos ou dois.
Sobre seis anos atrás, eu entrei no sistema mais pequeno Micro Four Thirds, e no ano passado, eu finalmente vendi o meu equipamento Canon. Actualmente possuo cinco câmaras e cerca de 23 lentes que funcionam com este sistema, mas é sempre uma câmara/uma lente de cada vez. Não há absolutamente nenhuma razão para incluir mais de uma combinação de lente/sensor por câmera quando você pode escolher a lente. O Sistema Micro Quatro Terços é o mais antigo (2008) e o mais completo sistema digital sem espelho, mas os sistemas Canon e Nikon DSLR ainda são um pouco maiores. O Sistema F-Mount da Nikon foi introduzido em 1959, por isso provavelmente faz um pouco de sentido.
Você não precisa de uma câmera do sistema para ter um sensor/uma lente, essa é a forma lógica de fazer as coisas. Este Sony RX10 Mark IV tem um único sensor 1″, cerca de 8-10x maior que o típico sensor do seu telefone, e tem uma lente zoom maluca, que vai de 8.8mm a f/2.4 a 220mm a f/4.0. Isso é o equivalente a 24mm-600mm para uma câmera de quadro completo como a 6D. A sua câmera principal típica de smartphone é o equivalente a cerca de 28mm - um grande angular moderado - e uma câmera de retrato geralmente está na faixa de 50-55mm, uma lente "normal", semelhante ao que seu olho vê.
Existem muitas cenas e assuntos que estão além da capacidade dos smartphones e, na verdade, a maioria das câmeras de lente fixa (embora a Sony possa ter resistido ao foguete Anteres). Eu estava a cerca de 3,2 milhas de distância deste foguete, disparando com uma lente de 205mm no meu Olympus para esta imagem.
">Aqui está o que se obtém a 500mm, embora a qualidade da lente não fosse tão boa, e a ondulação no ar, devido ao vento e à humidade sobre a água, era muito mais visível. Existem cenários de distância, de qualidade de imagem, de baixa luminosidade, de macrofotografias muito próximas, etc. a que as câmaras profissionais se podem adaptar, mas os telefones e a maioria das câmaras digitais de lente fixa compactas simplesmente não conseguem. E pense nisto: quando não consegue adaptar correctamente a sua câmara para a fotografia, está a adaptar a sua fotografia à sua câmara. Talvez você não esteja tirando a foto, ou tirando uma diferente da que você queria fotografar, etc. Isso é bom para novatos, mas não para fotógrafos sérios.
Na verdade, o telefone é o único aparelho com tantas câmeras. Porquê? Bem, principalmente porque seu telefone não é uma câmera, mas um computador de bolso com periféricos de câmera. O propósito fundamental desta coisa que ainda chamamos misteriosamente de "telefone" é "computador de bolso".
O truque é o módulo câmera/lente. Lembras-te quando eu mencionei a distância focal? Cada lente tem uma certa distância do sensor para focar. Faça um sensor maior, você precisa de uma lente mais longa para fornecer o mesmo ângulo de visão. Um smartphone típico tinha uma lente principal de 4.0-5.0mm. Isso é muito bom quando se tenta encaixar num corpo de 7-9 mm de espessura. Mas e aquela câmera de retrato 2x? Vai precisar de uma lente de 8.0-10.0mm para proporcionar uma ampliação de 2x. Simplesmente não cabe... e esqueça uma lente de zoom, que é ainda mais complexa e grande.
Então, para caber nessa câmera de retrato, eles aumentam um pouco a distância focal da lente, talvez para 6mm, mas também encolhem o chip da câmera. Assim, a qualidade sofre versus a câmera principal. Vários telefones têm simplesmente usado o "zoom digital", também conhecido como zoom 2x, geralmente com maus resultados. Embora as câmeras mais novas com contagem de pixels muito alta podem fazer isso sem muita perda. O Pixel 3 do Google faz um retrato multi-foto e usa algum processamento de imagem para aumentar a resolução efetiva antes do recorte. Portanto, eles só precisam de uma câmera, mas não há nada de especial na câmera. O software é onde a sua magia reside.
Se você quiser uma lente de zoom real em um telefone, é possível. As poucas tentativas de colocar uma câmera melhor no telefone resultaram em uma câmera melhor, pelo menos para fins de adaptação via lente de zoom ou o que quer que seja, mas um computador de bolso pior. Elas foram praticamente rejeitadas pelos consumidores.
Artigos semelhantes
- Porque é que os smartphones modernos têm ecrãs 18:9, mas apenas câmara 16:9? Qual é o problema com a resolução da câmera 18:9?
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Que câmara te faz parecer como realmente és em pessoa, uma câmara frontal ou uma câmara traseira?
- É possível conceber um bloqueador que possa impedir a gravação de uma câmara (câmara espiã, câmara de CCTV, etc.)?