Casa > P > Por Que Não Existe A Opção De Apagar Uma Mensagem Nos Pontos De Encontro Do Google?

Por que não existe a opção de apagar uma mensagem nos pontos de encontro do Google?

Existe, mas ainda não se pode utilizá-la, e eis porque

P>Hangouts Classic (como é actualmente chamado) nasceu de uma extensão do Google Talk anteriormente existente. O próprio Google Talk foi baseado no protocolo de código aberto XMPP (comumente chamado de Jabber) e era compatível com servidores XMPP e clientes.

Hangouts Classic manteve a compatibilidade do XMPP na sua maior parte, embora eles tenham começado a adicionar funcionalidades que não funcionavam em servidores Jabber. Ainda hoje pode usar um cliente Jabber standard (como o Adium ou Pidgin) para se ligar à sua conta Hangouts e conversar com pessoas como se estivesse a usar o cliente Hangouts nativo.

Simplesmente, desde que esteja a usar a sua conta gmail, ou se se preocupou em configurar os registos SRV ao configurar o seu domínio GSuite, pode realmente usar Hangouts para conversar com pessoas em servidores Jabber standard (como jabber.org, o servidor XMPP original) e funcionará bem. Isto é chamado XMPP Federation.

O que não funcionará quando falar com pessoas em outros servidores é qualquer uma das características exclusivas de Hangouts (como a versão Hangouts de compartilhamento de fotos, os ovos de páscoa como /ponies, e os adesivos de Hangouts). Se você tentar usar isso ao falar com alguém em um servidor XMPP ou alguém usando um cliente XMPP, eles simplesmente não verão a mensagem enquanto você a envia.

Tudo isso para dizer, enquanto o Google poderia ter implementado uma funcionalidade de mensagem de exclusão em Hangouts, que não faz parte da especificação do XMPP. Uma extensão de retração de mensagem para o XMPP foi proposta há vários anos no projeto open source, mas esta especificação ainda está marcada como Experimental até hoje.[1]

Para que esta funcionalidade de retração de mensagem funcione quando as pessoas falam entre 2 servidores, ambos os servidores teriam que suportar, não apenas 1 lado.

Se o Google fosse implementar um recurso de retração de mensagem, mesmo usando esta especificação, se você estivesse usando Hangouts para falar com pessoas em servidores XMPP que não são Hangouts e eles não tivessem esta especificação experimental configurada no servidor deles, sua retração pareceria funcionar para você, mas do outro lado, eles ainda veriam a mensagem.

Isso seria uma coisa ruim, pois significa que você esperaria excluir sua mensagem com segurança, mas não teria certeza de que ela foi realmente excluída.

Este é um problema similar ao que é enfrentado no mundo dos e-mails agora. O Microsoft Outlook tem um recurso de Retração de Mensagem. Este recurso funciona enviando um segundo e-mail com instruções para excluir o e-mail original. Os servidores Microsoft Exchange sabem quando vêem esse tipo de mensagem especial, para excluir a cópia do e-mail de seu próprio servidor, mesmo que já tenham entregue a mensagem ao destinatário.

O problema é que a maioria (se não todos) dos outros serviços de e-mail, além do Microsoft Exchange, não suporta esse recurso proprietário da Microsoft e nenhum deles adotou o mecanismo implementado pela Microsoft. Então se um usuário do Microsoft Outlook envia uma mensagem para alguém no GMail, e depois a retrata usando a funcionalidade, a mensagem não é realmente retratada, o destinatário original ainda recebe a mensagem, e então eles recebem um segundo e-mail que não faz sentido para eles (eu mesmo recebi vários desses e-mails de retratação ao longo dos anos, eu os acho humorísticos).

O remetente tem a falsa crença de que eles foram capazes de retratar sua mensagem, mas eles não o fizeram. Alguns argumentariam que teria sido melhor simplesmente não incluir a funcionalidade se ela não fosse funcionar de forma confiável, mas a Microsoft fez isso de qualquer forma.

Agora, de volta à sua pergunta original. Hangouts Classic está a desaparecer, em breve será substituído por uma nova versão chamada Hangouts Chat (os utilizadores do GSuite já podem usar o Hangouts Chat). O Hangouts Chat é similar ao Slack em muitos aspectos e é completamente novo. Embora tenha alguma interoperabilidade com o Hangouts Classic neste momento, ele não tem funcionalidade da Federação, cada domínio é considerado separado, e você só pode falar com pessoas dentro do mesmo domínio.

Hangouts Chat implementou na verdade uma funcionalidade de mensagem de exclusão, e como é restrito a usuários dentro do mesmo domínio, ele funciona na maioria das vezes. Neste momento é possível conversar entre usuários do Hangouts Chat e usuários do Hangouts Classic, e se alguém no Hangouts Chat apagar uma mensagem, os usuários no Hangouts Classic ainda não vêem a mensagem como apagada, mas isso será resolvido quando o Hangouts Classic for totalmente apagado e todos os usuários forem forçados a usar o Hangouts Chat.

Hangouts Chat tem uma série de novas funcionalidades que não eram possíveis antes, mas isso tem um custo, e esse custo é a interoperabilidade. Os usuários do Hangouts Chat DEVEM usar um cliente Hangouts Chat (seja o cliente desktop, cliente móvel, ou um cliente web). Você não poderá mais usar um cliente XMPP como o Adium, e você não poderá mais falar com pessoas em servidores Jabber (embora eles digam que eventualmente planejam deixar você falar com pessoas em diferentes domínios do Hangouts Chat).

Esta tem sido uma resposta bastante longa, a versão TLDR é que eles realmente implementaram um recurso de exclusão de mensagens, mas para fazer isso, eles tiveram que matar o maior dos recursos chave originais do Hangouts (interoperabilidade)

Footnotes

[1] XEP-XXXX: Retração de Mensagens

De Gisella

O que devo ter em mente antes de mudar o meu número de telefone pessoal? :: Porque é que o YouTube precisa de 1.000 subscritores?