Qual é o factor de colheita habitual de uma câmara móvel? Também temos de ter em conta o factor de colheita nas suas aberturas anunciadas?
O típico sensor smartphone hoje em dia tem um sensor de 1/2.6″ a 1/2.5″, portanto, cerca de um factor de cultura 6x. A Apple ainda usa cerca de 1/2.9″ (7.1x), e alguns telefones Sony usam um sensor de 1/2.3″ (5.62x). Se você tiver um iPhone de duas câmeras, o segundo sensor é cerca de 1/3.6″ (8.65x), e com uma lente f/2.8, então sim, não há muita necessidade de focar nesse bad boy.
Então, com certeza, aplique o fator de corte. Você nunca precisa realmente aplicar um fator de corte, mas se você é um velho atirador de 35mm, talvez seja útil. Ou se você estiver tentando calcular a profundidade de campo por alguma razão e não souber a distância focal real da lente. Ou simplesmente perceber que um iPhone provavelmente tem em torno de uma lente de 4mm, e assim, mesmo em f/1.8, tudo o que basicamente não está tocando a lente frontal está em foco. Bem, close.
No que diz respeito à exposição, f/1.8 é f/1.8 em qualquer lente. Se estiver a arrastar o seu antigo Grossen Luna-Pro para fazer leituras de luz para o seu smartphone, desde que se lembre que ISO = ASA e defina o medidor correctamente, está dourado.
Então, mais uma vez, é um smartphone. Eu não acho que os factores de colheita estão na mente da maioria dos atiradores de smartphones. Eles são desenhados para obter o tiro e não incomodá-lo com detalhes. E você só consegue aquela abertura a menos que tenha aquela nova Samsung que pare como um EV ou dois.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Qual é a diferença real entre f/1,8 e f/2,2 aberturas nas lentes da câmera?
- A pulverização do Lysol nas aberturas de retorno de ar é segura?
- Quais são as novas tarifas de banda larga da Airtel anunciadas?