A placa gráfica é importante no laptop para fins de programação?
Eu recomendo que você vá para um modelo i3 ou i5 com ampla quantidade de ram (leia 8gb pelo menos) como é exigido por compiladores e IDEs.
Estes chips Intel modernos têm ótimo em gráficos de processador a partir da 4ª geração. Você pode apontar para um 6º ou 7º geração agora mesmo. A maioria dos laptops de segmento médio-baixo que você vê nas prateleiras tem placas gráficas que são um pouco melhores nos gráficos do que os gráficos on-processor da Intel.
O requisito gráfico para programação será limitado a testar a renderização gráfica do seu aplicativo e um sistema gráfico on-processor deve ser mais do que suficiente para este trabalho.
Eu reparei laptops por mais de 12 anos e a maioria dos laptops que falharam antes de sua vida útil esperada eram os que tinham placa gráfica. E o componente que falhou foi a placa gráfica de fato. Ao contrário dos PCs, você não pode substituir apenas a placa gráfica de um laptop. Essa seria uma razão para você favorecer a outra opção.
Outra atualização digna para o seu laptop seria substituir o HDD por uma SSD. A maioria dos programadores continua a reconstruir o código enquanto testa alterações incrementais e corrige bugs. Essas operações têm altos requisitos de i/o. A tecnologia de HDD magnético vendida nos laptops de hoje é a parte mais ultrapassada do sistema do computador. Está muito atrás das velocidades que as outras partes oferecem. O armazenamento de SSDs tem velocidade geralmente 10 vezes maior do que a média dos HDs, portanto, será uma atualização valiosa.
Samsung Evo 850 e 860 lineups estão entre as SSDs de maior consumo, seguidas pelas SSDs Intel.