Como é que a Mobile Premier League ganha dinheiro para o seu negócio?
A melhor maneira de entender a Mobile Premier League (MPL) é vê-la como um jogo.Não, não é o tipo de jogo(s) que milhões de pessoas estão supostamente jogando diariamente neste aplicativo.
MPL é um jogo de empreendedorismo performativo. Um jogo de VC kayfabe.
Don't veja isto como um pejorativo - não há nada de bom ou mau neste jogo. Essas construções don'nem sequer se aplicam aqui. Em vez disso, é frio, implacável cálculo VC no jogo - algo que opera num plano diferente em relação a conceitos de julgamento estreito de certo ou errado.
É algo como isto.
Cherry-pick um conjunto de fundadores que têm uma certa disposição e pedigree - real, imaginário ou artificial. Neste caso, os fundadores fundaram e saíram de um startup anterior chamado Creo que foi apoiado pelo mesmo investidor. Não importa se esta saída foi orquestrada pelo mesmo investidor - se algo, que a torna melhor, pois constrói tanto a credibilidade dos fundadores como a familiaridade mútua entre os fundadores e o investidor.
Após um respeitável período de reflexão, estes fundadores voltam para um novo empreendimento que é projetado para uma coisa e uma coisa sozinhos. Escala que é impulsionada por uma coisa e uma coisa só-capital.
Utilizar esse capital para contratar um embaixador de marca caro como Virat Kohli e esbanjar em anúncios de TV, mesmo que você só tenha levantado a sua semente (porque mais capital não é apenas provável, é tudo, mas garantido).
Mas estes gastos de marketing não devem ser apoiados por um produto que é útil/valorizável? Não particularmente. Mesmo que a MPL seja supostamente uma aplicação de jogo, ela não't desenvolve qualquer jogo em si - simplesmente usou seu capital para comprar clones de outros jogos populares fora da prateleira e os empedrou juntos em uma "plataforma" que promete recompensas em dinheiro para os "jogadores". Estas recompensas em dinheiro são suficientes para atrair pessoas para a aplicação. Ao contrário do que se possa ser tentado a acreditar, a MPL não é uma empresa de jogos. É uma empresa que está comprando tempo e atenção dos usuários em escala, e os jogos que oferece em sua plataforma são meros veículos para canalizar essas ações dos usuários.
Next, use essas métricas de engajamento para atrair ainda mais capital - de tal forma que ao lançar um aplicativo que soa suspeitosamente como a Indian Premier League (IPL), você se torna um patrocinador de camisa não para uma, mas para duas equipes IPL. Lave e repita com a equipe de críquete da seleção indiana masculina&apos.
E agora? Não'não é preciso uma bola de cristal para se prever com absoluta certeza que a MPL continuará a escalar agressivamente e a angariar fundos progressivamente maiores até que finalmente saia como alvo de aquisição para um dos gigantes ou ofereça uma saída secundária lucrativa aos seus investidores a uma taxa de retorno interno gorda.
Exemplário VC kayfabe. Entrada de capital. Capital out.
Não é provavelmente uma coincidência que o nome legal da MPL seja "Galactus Funware Technology Pvt. Ltd". Para os não iniciados, no mundo da Disney/Marvel, Galactus é um ser celestial, um "devorador de mundos" - devorando literalmente planetas numa base diária. Alguém quer escalar? Além disso, Galactus é um imortal cujas acções não estão ligadas pelas considerações estreitas do bem e do mal - ele existe apenas para saciar o seu insaciável apetite por energia. Diversão.