A 5G pode substituir a fibra óptica em casa?
P>Pode, dependendo das aplicações suportadas e das suas características de utilização. Aqui está porque.
5G é uma tecnologia de transmissão de rádio que é projetada como um recurso compartilhado para acomodar os períodos de pico de uso estimado pelo engenheiro com uma qualidade de serviço definida. Uma vez que sua solicitação de largura de banda tenha navegado com sucesso pela parte de rádio da chamada (o proverbial "última milha", que é você para a torre de celular), é então necessário contender com as capacidades do switch da torre de celular, capacidade de backhaul, portas de servidor ISP e contenção do usuário, juntamente com conexões cruzadas com os Pontos de Acesso à Rede Internet e uma imagem espelho desses mesmos pontos de estrangulamento no endereço de destino. Então, como você pode ver, 5G (a parte de rádio) é apenas parte do quebra-cabeça e todas essas outras partes têm que ser atualizadas para atender a sua capacidade, uma vez que o elo mais fraco da cadeia determina sua experiência de usuário.
Fibra óptica não é nova. Assim, para a maioria das partes, as cargas de tráfego são compreendidas pelos engenheiros e todos os elementos a jusante já foram aumentados e actualizados para acomodar picos de carga mais um factor tampão de cerca de 20% (dependendo das regras de engenharia e políticas de investimento de capacidade do seu fornecedor escolhido. Não são todas iguais, acredite-me). A fibra óptica também não é restringida da mesma forma que o espectro de rádio. Se um provedor vende mais usuários com padrões de tráfego normais, ele também pode calcular o efeito desse tráfego adicional no caminho final e atualizar elementos conforme necessário. A atualização é normalmente uma questão de dados porque os elementos adicionais e contratos com provedores terceirizados estão em vigor.
5G é novo, e não se sabe como os usuários responderão a ele, e que desenvolvedores de aplicativos irão introduzir ao mercado para aproveitar este novo recurso. Algumas dessas aplicações podem sobrecarregar o projeto inicial de implementação do serviço, resultando em áreas onde a experiência do usuário é muito pior do que o previsto. Isso poderia ser você, deixando de lado seu provedor de fibra ótica e indo com uma oferta de 5G que soa barato e legal. Eles vendem em demasia, descobrem que têm o espectro máximo que possuem ou o backhaul que têm no lugar, e embora eles não admitam isso para você, a correção pode levar meses ou em alguns casos até mesmo anos em negociações de contratos e envios de equipamentos da China estão envolvidos. Enquanto isso, você tem um contrato de 2 anos e lê as letras miúdas para descobrir que suas reivindicações de métricas de qualidade de serviço estão repletas de letras miúdas inseridas por advogados e cláusulas de arbitragem que impedem que você quebre o contrato sem pagá-los.
Estas razões farão com que algumas pessoas sejam cautelosas em substituir um serviço de rede de alta qualidade e bem entendido por uma alternativa excitante e aparentemente mais barata/melhor que está sendo hipotética pelas operadoras porque elas precisam de um retorno rápido em seus investimentos maciços em infra-estrutura. Eu passei minha carreira nesta indústria, especificamente projetando e implementando redes sem fio para operadoras gigantes e negociando os contratos e cronogramas associados. Eles vão lhe dizer o que você precisa ouvir e esperar que a rede suporte o que eles vendem. Mas os vendedores de muitas operadoras não são bem versados sobre as capacidades específicas da rede em todos os casos, e especialmente sobre questões de congestionamento local. Tenha cuidado ao negociar "para cima" com uma nova tecnologia que não é bem compreendida pelos engenheiros, a menos que você esteja disposto a assumir algum risco (negócios em casa, por exemplo). Aplicações de missão crítica devem sempre permanecer com as tecnologias estáveis bem conhecidas que tiveram tempo para resolver os problemas. Transição aquelas depois que o mercado tiver estabilizado.
Então 5G pode eventualmente ser melhor do que a fibra óptica, mas aposto que será mais provável que esteja a um par de gerações de upgrades de distância. A fibra ótica foi enterrada com vários fios para acomodar toneladas de crescimento da demanda do usuário a longo prazo. O rádio tem limitações inerentes que serão sempre problemáticas onde a demanda do usuário é altamente estourada e imprevisível. Não é mágico. Toda operadora tem um incentivo para vender em excesso e seus contratos revelarão que se você realmente os ler.
Artigos semelhantes
- Quais são as empresas de fibra óptica que têm 5,6 milhões de milhas de redes de fibra que atravessam os EUA?
- A banda larga de fibra óptica RailWire é melhor do que a banda larga BSNL?
- Este é o mapa de rede de cabos de fibra óptica da Reliance Jio?
- A internet por fibra óptica se conecta aos seus dispositivos sem fio?