Qual relógio é mais preciso: um relógio de pulso digital comum ou o relógio do seu smart phone? Porquê?
Um relógio de pulso típico tem um "diapasão" de cristal feito para oscilar a 32.768Hz. O cristal tem normalmente uma precisão inicial de 20ppm (0,002%) e tem um coeficiente de temperatura parabólico. Bons relógios aplicarão pelo menos uma correção de primeira ordem para a temperatura, mas não podem levar em conta o "envelhecimento", que é uma característica comum de todos os cristais e está relacionado a tensões acumuladas ao cristal e sua caixa durante todo o processo de fabricação.
O resultado final é que um relógio de quartzo "bom" típico pode aguentar normalmente um ou dois segundos por mês, mas fazer muito melhor do que isso requer um nível de calibração além da economia da fabricação de relógios.
Em contraste, como outros já salientaram, os smartphones podem usar o seu próprio receptor GPS para obter um tempo fixo que está correlacionado com uma constelação de relógios atómicos que mantêm uma precisão da ordem de 10ns que é cerca de três ordens de magnitude melhor do que o cristal de quartzo.
Even um telefone mais antigo (sem o seu próprio receptor GPS) pode obter tempo a partir da estação base local - que terá acesso à cronometragem do relógio de qualidade GPS.
Então, o relógio de pulso perde - mas eu ainda uso um porque eu não'geralmente não preciso saber o tempo para dentro de 10ns e ele'é muito mais fácil olhar para um relógio do que tirar um telefone do bolso.
Eu tenho até um relógio tradicional de primavera que aguenta cerca de um ou dois segundos por mês - isso'é bom o suficiente para mim!
Artigos semelhantes
- É correcto que o meu relógio de pulso não esteja apertado no meu pulso?
- Como emparelhar o meu relógio smart com o meu smart phone
- Consegue visualizar o espelho directamente de um smart phone LG G6 para um smart TV Samsung ou só funciona com um LG TV?
- Que tipo de bateria eu preciso para o meu relógio de pulso Skagen?