Quem inventou o Excel?
Dan Bricklin (ver www.danbricklin.com) concebeu a ideia nos anos 70 enquanto aluno de Harvard. Ele estava sonhando acordado enquanto o professor continuava a ter que escrever e apagar números em uma tabela em um quadro negro. Ele experimentou o conceito de um programa WYSIWYG em seu computador Apple II, tentando talvez uma dúzia de versões. Ele finalmente se estabeleceu no sistema de grid usado hoje, onde linhas eram identificadas por números, e colunas por letras. Ele trabalhou com Bob Frankston, que estava trabalhando em seu mestrado em programação, e juntos desenvolveram o primeiro programa de planilhas eletrônicas.
Eles levaram sua invenção para seus professores que gostaram da idéia, mas disseram que simplesmente não conseguiam ver negócios usando um 'computador brinquedo' em seus departamentos de finanças, contabilidade e marketing. Eles tentaram que 12 empresas pegassem seu programa, e foram recusados por todos. Finalmente, o Personal Software pegou-o. Foi nomeado VisiCalc for Visible Calculator. Seu programa continha todas as idéias associadas com as planilhas atuais, incluindo rolagem em tempo real, formatação numérica e de texto, linhas de status e fórmulas, replicação de intervalos incluindo referências relativas e absolutas.
Funcionava originalmente apenas com o Apple II. De acordo com Bricklin, Steve Jobs disse em uma entrevista que o VisiCalc impulsionou o Apple II para o sucesso alcançado. Ele vendeu 700.000 cópias em seis anos. Foi portado para outras máquinas, incluindo TRS Modelo III, Commodore, e finalmente, no início dos anos 80, IBM PC's. Tendo a IBM colocado suas iniciais na mesma arquitetura de computador que a Apple usava, deu gravitas para os computadores 'de brinquedo', que agora seriam considerados Business Machines.
Lotus 1-2-3 tornou-se a casa de força nos anos 80 e as vendas caíram tão rapidamente para VisiCalc, que a Lotus comprou a empresa logo depois. Uma série de outros concorrentes como a Borland. Multiplan, etc. foram lançados para competir.
Com a introdução do Windows, a Microsoft introduziu o Microsoft Office . Uma grande inovação foi que seus programas permitiram que cada um se integrasse facilmente com os outros aplicativos da suíte. Era possível computar números no Excel, criar links para a documentação no Word e preparar apresentações no PowerPoint. Na minha opinião, este é um enorme benefício que o Office teve em relação aos seus concorrentes. Minha lembrança foi que outras empresas que ainda estavam no mundo DOS tentaram igualar a integração, mas o fizeram comprando outros programas e tentando forçá-los a trabalharem juntos. Pela 5ª versão do Excel, a Microsoft substituiu a antiga forma de usar macros (que na verdade eram escritas em colunas na planilha) por uma solução de programação integrada chamada Visual Basic for Applications. Isto permitiu que programas sofisticados fossem escritos para ajudar a manipular dados nas pastas de trabalho do Excel.
Veja o artigo da Wikipedia sobre o Excel para mais informações...