O que é o Bergsonismo?
Bergsonismo, ou Bergsonianismo, é a filosofia de Henri Bergson (1859-1941), que creio poder ser expressa em cinco proposições:
- O tempo é real e importante: não pode sem perda ser tratado à moda Einsteiniana como uma dimensão particular do espaço;
- porque o tempo é real, a novidade e o livre arbítrio também são realidades: o futuro contém surpresas que em princípio não poderiam ter sido determinadas por cálculo a partir dos fatos existentes hoje;
- É preciso fazer uma nítida distinção entre inteligência e intuição. A inteligência é muito útil - é um mecanismo de sobrevivência para os humanos - mas não consegue captar a essência da realidade, o movimento do tempo. A inteligência geometriciza, e é por isso que as pessoas inteligentes muitas vezes se encontram negando as duas primeiras proposições;
- Como uma filosofia da biologia, o Bergsonianismo também afirma que há algo na vida que escapa à fórmula mecanicista: que a vida e sua evolução nunca podem ser explicadas como tanta química orgânica. Bergson popularizou a expressão "elan vital", ou força vital.
- O mundo humano é dominado por uma moralidade estática e uma religião estática que se preocupam com a coesão social. Mas os místicos e as pessoas criativas nos mostram que o mundo estático, embora talvez contentemente coeso por longos intervalos, não é suficiente - ele precisa ser aberto e perturbado em intervalos como, felizmente, é em fato histórico.
Artigos semelhantes
- Por que tantas pessoas parecem pensar que o iPhone é melhor que o Android? O que é que o iPhone pode fazer que o Android não consiga?
- Alguém diz que os livros de Harry Potter são melhores do que a Bíblia. O que você acha? O que é um livro pior de que se pode pensar?
- O que é que a PS5 tem que é melhor do que a série Xbox One? O que você deve comprar, Xbox ou PS5?
- O que é um arquivo .dex? O que é dexopt? O que é odex? O que é o dexoat? O que é ELF? Como isso tudo funciona?