Sou dono dos livros do Kindle que compro da Amazon?
Pergunta muito interessante.
99% dos livros eletrônicos que você compra não são realmente "seus" no sentido que associamos a bens físicos. O que você compra é uma licença para manter e acessar o arquivo que contém o livro e, através dele, adquirir conhecimento do conteúdo, a história, por assim dizer, por uma duração indeterminada, que significa "enquanto você cumprir os termos e condições do vendedor E do proprietário da propriedade intelectual".
P>Na maioria das vezes isso significa que você será capaz de ler o seu livro electrónico durante anos, quantas vezes quiser. Conveniente e acessível, sim?
No entanto, as coisas podem acontecer, e de facto já aconteceram no passado recente.
- O autor muda de ideias, pensa que o seu romance é terrível e quer o livro fora de circulação. Bem, os autores têm o direito de pedir às editoras que removam os livros de onde quer que estejam, e elas devem obedecer. Com papel isto é bastante difícil de fazer, pois só se pode aceder ao que ainda está nos armazéns e nas prateleiras das livrarias mas, se o tiver na sua própria estante em casa, eles não o podem tirar de si (eles não sabem onde está!). MAS com um Kindle THEY CAN, pois ele "chama para casa" continuamente para atualizar e sincronizar conteúdo, assim você pode acordar um dia e perceber que um determinado livro não está mais no seu Kindle, e sua conta foi reembolsada para compensar (talvez). Mas não há mais livro. E não, eles não precisam do seu consentimento para isso.
- similar ao acima, a editora decide parar de vender algum título por alguma razão indeterminada. Você "comprou-o" mas, em algum momento, apagou-o do seu Kindle/Kobo/Nook, embora não estivesse preocupado porque estava armazenado na Nuvem deles, para que pudesse fazer o download novamente sempre que quisesse tentar; diabos, esta é uma funcionalidade que eles vendem como uma vantagem o tempo todo. Bem, agora que a editora já não o tem disponível, já não está na sua Nuvem! Oh, os T&Cs dizem que, bem, você deveria fazer uma cópia no caso de coisas como essa acontecerem... Oh, não, desculpe, não há reembolso.>li>Você faz algo que irrita o vendedor/editor e vai contra os termos e condições deles. Digamos, você cria uma conta como se vivesse no Reino Unido, quando na verdade você vive, digamos, na Suécia. Você compra muitos eBooks em inglês, que normalmente não estão disponíveis na Suécia porque a editora não os quer vender lá por alguma razão. Você está feliz. Um dia, o vendedor de livros digitais (Amazon?) fica a saber que o seu endereço no Reino Unido não é verdadeiro e que o seu IP está noutro país onde não deve ter acesso a esses livros electrónicos, conforme acordado com a editora. No dia seguinte, acorda para descobrir que toda a sua biblioteca no seu Kindle está vazia e que a sua conta foi cancelada. Nenhum reembolso é emitido como, hey, é sua culpa, seu rato trapaceiro sujo, como você ousa comprar livros do seu país esquecido por Deus; o nervo!
The publishing industry has taken the opportunity of using technology to enforce their twisted ways instead than using it to empower readers. Então, é por isso que tantas pessoas adoram o digital MAS a primeira coisa que fazem depois de "comprar" (OK, licenciar) um título é usar algumas ferramentas de software maliciosas e remover os bits de criptografia e bloqueio, para que os arquivos possam agora ser armazenados e usados onde quiserem sem temer que as histórias acima aconteçam com eles...