Porque é que o Google e o Facebook escolheram Dublin para a sua sede europeia?
É interessante notar as semelhanças entre o Google, Facebook e muitas outras empresas que se estabeleceram na Irlanda e em Dublin. Todas elas lidam com propriedades que amealham receitas em todo o mundo. A Irlanda se constituiu deliberadamente como um paraíso fiscal onde as receitas são auferidas fora da Irlanda, é canalizada para a Irlanda onde não paga impostos sobre essas receitas (ver: Duplo Irlandês) desde que a empresa tenha uma "presença significativa na Irlanda", ou seja, empregos administrativos e de vendas.A baixa taxa de imposto sobre as sociedades é um engano, uma vez que a taxa de imposto sobre as sociedades se aplica apenas às receitas auferidas na Irlanda, que, sendo um país pequeno, são essencialmente irrelevantes. A Irlanda permite o roubo de milhares de milhões de euros de receitas fiscais da UE em troca de alguns empregos. Isto continuará enquanto a Irlanda estiver dentro da União Europeia.
A "mão-de-obra jovem e qualificada" é também um engano. O Google tentou criar uma unidade de I&D em Dublin e desistiu quando não conseguiu encontrar o pessoal qualificado. A maior parte do pessoal na Irlanda é administrativo, legal, comercial e de apoio, com alguma produção limitada (nomeadamente a Intel). Se fosse't para a lei de migração da UE, a maioria do apoio ao cliente numa língua europeia seria impossível para o pessoal, uma vez que os conhecimentos de línguas estrangeiras na Irlanda são os piores da UE. Não existe quase nenhuma P&D real na Irlanda, a maior parte do que se diz ter lugar na Irlanda é apenas em papel.
- 9 das 10 maiores empresas de leasing de aviões do mundo estão localizadas na Irlanda, tais como a americana GECAS (General Electric), ILFC, Lease Corporation International e assim por diante.
- quase todas as maiores empresas de software e hardware de computador têm sedes internacionais ou europeias na Irlanda, tais como Google e Facebook, mas também Apple, Intel, Dell, AOL, Paypal, Microsoft, eBay, Oracle, Mentor Graphics, Amazon, Cisco, Twitter, SAP, etc.
- várias empresas farmacêuticas também têm a sua sede europeia na Irlanda, nomeadamente a Pfizer, GSK, Merck.
- por isso, o Facebook e o Google estão na Irlanda porque a Irlanda permite que estas empresas obtenham receitas sobre propriedade intelectual ou propriedade transnacional (como o leasing de aviões) fora da Irlanda e para evitar o pagamento de impostos. Se as leis anti-evasão de impostos fossem permitidas em toda a UE, todas estas empresas partiriam imediatamente, pois não haveria razão para estarem localizadas num país com poucas competências linguísticas, custos elevados de mão-de-obra e propriedade, baixa produtividade, infra-estrutura deficiente e localização remota.
Um exemplo da produtividade da mão-de-obra irlandesa: A Irlanda é o segundo país mais caro da OCDE do ponto de vista salarial. Tomando os números de 2011 da OCDE, dividindo o salário médio anual (3º mais alto) pelo número médio de horas trabalhadas num ano (5º mais baixo), obtemos:
>p>>p>Existem amplas evidências de que tanto o Facebook como o Google empregam o esquema de impostos "Double Irish" (Duplo Irlandês) para tirar o máximo proveito de estar na Irlanda
Facebook:
- 'Double Irish' limita a conta de impostos do Facebook a 1 euro.9m na Irlanda - FT.com
- Facebook Usa 'Duplo Irlandês' Dodge To Pay Lessan 1 Percent In Foreign Taxes
- Facebook Mirrors Google's Offshore Tax Scheme
- Google 2.4% Rate Shows How $60 Billion Lost to Tax Loopholes
- Tax Day 2011: O Duplo Sanduíche Irlandês e o Sanduíche Holandês: Um guia de campo para evitar impostos exóticos.
Artigos semelhantes
- Que grandes empresas têm a sua sede europeia na Irlanda?
- Qual é o significado das cores do logotipo do Google? Por que escolheram duas cores azuis, duas vermelhas e apenas uma verde e uma amarela?
- 800 euros por mês seriam suficientes para viver em Dublin?
- Vale a pena visitar o GooglePlex (Sede do Google)?