Qual é a diferença entre usar uma aplicação VPN e mudar um endereço IP manualmente?
Isso'não é uma comparação adequada. Uma VPN destina-se a encriptar dados enviados de e para um's computador ou para uma rede inteira, se um estiver a ligar dois (ou mais, mas isso's complicado) router diferentes LANs (Local Area Networks) separadas. Organizações que estão separadas por longas distâncias e que precisam manter os dados vulneráveis fora das mãos de pessoas muito desagradáveis fariam uso de uma VPN.
>p>Eu acho que ao dizer "mudar endereços IP", você quer dizer usar NAT, ou Network Address Translation. NAT é usado em roteadores, especialmente aqueles colocados no "perímetro externo" de uma rede, ou seja, roteadores que controlam o acesso de entrada e saída de uma rede. Um roteador NAT funciona traduzindo um endereço IP público (por exemplo, 34.35.36.37 [cujo endereço IP não sei]) para um endereço IP privado como 192.168.x.x/24 (o /24 refere-se ao número disponível de redes vs. hosts).Endereços IP privados não podem ir para a Internet pública, mas devem ser traduzidos para endereços IP públicos.
Originalmente isto foi feito quando uma organização recebeu apenas alguns poucos endereços IP e teve mais máquinas do que os endereços disponíveis. Nos anos 90, o roteamento NAT foi uma forma de impedir que intrusos invadissem uma rede. Nos anos 2000, já não era adequado impedir intrusos ou intrusões automatizadas.
Até 2016, não havia mais endereços IP públicos disponíveis no IPv4, mas sim no IPv6, com seus quadriláteros de endereços IP disponíveis oficialmente "assumiram' do IPv4. O IPv4 ainda é usado, lembre-se, ele's apenas que o pool de endereços IPv4 disponíveis foi esgotado.
NAT routing doesn't protege os dados transmitidos entre redes através da Internet aberta (e, portanto, abertamente hostil). Foi planejado como um tipo de firewall, mas definitivamente não está à altura da tarefa.
IPv6 permite tanto endereços IP de link-local, ou seja, não roteáveis, como globais, ou seja, roteáveis, endereços IP. Endereços IP link-local são usados para transmitir dentro de um segmento de rede, ou seja, atrás de um roteador, enquanto endereços IP globais podem sair para a grande e má Internet.
Pacotes destinados a outro computador no mesmo segmento de rede nunca serão também transmitidos através do endereço IP global atribuído a esse computador ou dispositivo de rede. Os dispositivos de rede podem ser atribuídos a mais de um endereço IPv6, devo acrescentar. Esta diferenciação entre global vs. link-local elimina a necessidade de NAT, a menos que a rede esteja rodando tanto IPv4 quanto IPv6.
Mas, novamente, tal segurança de rede em relação aos endereços IP não é nada igual a usar uma VPN.
Espero que isso responda à sua pergunta.
Agradecimentos para o A2A
Artigos semelhantes
- O que é uma VPN e porque é que precisamos de uma VPN? Qual é o requisito para criar uma VPN?
- Se alguém roubou o meu telefone, entrou no WiFi de alguém e eu tenho o endereço IP, o endereço IP dirá onde esse endereço IP está localizado?
- O que é uma VPN? O que faz uma VPN? Porque é que as pessoas usam VPN?
- Qual é a diferença entre um VPN e uma extensão VPN add-on para browser?