Casa > P > Porque É Que A Minha Leitura De Spo2 Difere Entre Os Meus Pés E As Minhas Mãos?

Porque é que a minha leitura de SPO2 difere entre os meus pés e as minhas mãos?

A razão mais óbvia e comum é simplesmente porque o nosso corpo está em constante mudança. Se deixar uma oximetria de pulso no dedo durante vários minutos, é provável que veja pequenas flutuações tanto no SpO2 como no ritmo cardíaco. Isto é perfeitamente normal. No processo de mover a oximetria de pulso de um dedo para um dedo do pé, a razão mais provável para uma pequena diferença é apenas uma flutuação normal.

Outra possibilidade pode ser que os pés sejam os mais afastados do coração. Portanto, quando o sangue oxigenado chega aos pés, está basicamente no nível mais baixo de oxigênio (O2) antes de retornar ao coração e aos pulmões para ser reoxigenado e repetir o ciclo. Entretanto, em uma pessoa normal saudável, a diferença entre um dedo do pé e um dedo do pé deve ser mínima, talvez 1-2% ou nem mesmo perceptível com um oximetria de pulso.

Cutem em mente que problemas/doenças envolvendo o coração, pulmões ou sistemas circulatórios podem afetar o quão bem o tecido é perfumado e oxigenado. Tenha também em mente que uma oximetria de pulso só fornece informações sobre o quão bem a hemoglobina está saturada. Ela não informa com o que está saturada, nem com quantas hemácias existem.

Com anemia, existem'tantas hemácias. Isso significa que alguém com anemia tem uma saturação maior. Isso's porque, com menos hemácias, as que estão lá estão carregando mais oxigênio. Também funciona o oposto; Policitemia (excesso de hemácias) por exemplo.

A quantidade real de oxigênio no sangue medida por um gás arterial ou ABG pode mostrar que a PaO2 (pressão parcial de oxigênio no sangue arterial) é baixa, apesar de uma leitura alta de SpO2 (oximetria de pulso). Pense na PaO2 como a quantidade de oxigênio disponível para os tecidos, e o oximetria de pulso é apenas uma rápida estimativa do mesmo.

Outro ponto chave com as medidas de oximetria de pulso, como mencionado acima, é que ela não't diz com o que as hemácias estão saturadas. Deve ser oxigénio, então porque é que isso importa? O nosso corpo precisa de oxigénio para sobreviver. Infelizmente, as nossas hemácias têm uma afinidade com o monóxido de carbono. Isso significa que, na presença de monóxido de carbono (CO), nossa hemoglobina vai se encher de CO em vez de O2. Loucura, certo?

Essa afinidade pelo CO é a razão pela qual a inalação do fumo de um incêndio é tão mortal (o calor também). É por isso que chupar no tubo de escape de um carro pode matar pessoas. O tratamento é 100% de oxigênio, mas essa troca de oxigênio pelo CO no sangue não acontece rapidamente.

Outra fonte mais comum de CO é o fumo. Anos atrás, um paciente me perguntou como os cigarros podem ser tão ruins quando seu SpO2 subiu depois de um cigarro? A resposta é porque a leitura da oximetria estava apenas mostrando que sua hemoglobina estava 99% saturada, e não com o que ela saturava, que era CO.

P>Por último, as pessoas frequentemente perguntam o que'é uma oximetria de pulso normal #.

Para uma pessoa normal saudável deve ser 94% ou mais. A faixa normal é de 92% a 100%.

Para alguém com doença pulmonar crônica, como DPOC ou enfisema, geralmente 88% ou acima. O intervalo é de 88% a 92% sem suplemento de O2. Embora, isso realmente depende do médico e da condição e história do paciente.

Espero que isso ajude.

Por favor note que o acima não se destina a ser um conselho médico. As faixas de referência podem diferir ligeiramente de médico para médico, de instalação para instalação, de região para região, etc. As informações acima destinam-se apenas a fornecer informações. Por favor, discuta a sua saúde com o seu médico. Somente um médico qualificado pode fazer um diagnóstico.

De Lavine Ballam

Quais são os instintos básicos dos humanos? :: Que tipo de aplicativo de namoro você acha que o relacionamento que busca homens precisa para tornar o namoro on-line mais agradável/sucedido?