Você pode usar um desejo de um gênio para mais desejos?
Não, você não pode.
Por que você não pode? Responde: Porque não se pode ter mais do que três desejos. Em outras palavras, ao realizar seus três desejos, o gênio terá realizado todos os seus desejos. Soa estranho? Certamente que sim. Bem, posso pensar em mil desejos que, se forem realizados, serei capaz de pensar em milhares mais. Então...? Deixe-me explicar isto em detalhes:
Deixe-nos começar com Epicuro (ver nota de rodapé) e sua classificação de desejos. Quem ele era? Procure-o no Google. Nós não precisamos disso. Para nós, ele classificou os desejos em três grupos: "desejos naturais e necessários, desejos naturais mas não necessários e desejos "vãos e vazios"".* A primeira classe inclui todos os nossos desejos por comida, abrigo e coisas do género. A segunda inclui desejos por comida de luxo, uma casa maior, etc. (Embora comida e abrigo sejam necessários para nossa existência, você não precisa necessariamente de uma casa maior e cerejas na sua torta para existir). E o terceiro tipo resume desejos de riqueza, poder, etc.
E como os desejos humanos são infinitos, eles são difíceis de eliminar. No entanto, os Gentios devem estar na posse de tais poderes usando os quais eles podem satisfazer todos os desejos humanos. Independentemente da possibilidade da sua existência, esta é a propriedade abstrata que define o necessário que deve existir em um, para que ele seja um Gênio.
Então, o que acontecerá quando você fizer seus desejos a um Gênio?
1º desejo: Eu quero toda a riqueza, poder... O Génio clica o dedo e vê... Ficas mais rico, mais forte? Eu não quero. A forma como o Génio deve funcionar não é dando-te o que desejas;" o teu desejo é o meu comando" é o retrato que a Disney faz do Génio. O Gênio original, aquele sobre o qual os estudiosos místicos escreveram, não preenche (espero) os desejos de uma espécie de Disney. Mas ele mata os desejos. Você não vai mais desejar dinheiro. Você pode conseguir tanto dinheiro quanto existe no mundo, mas seu desejo por dinheiro nunca poderá ser 'realizado' desta maneira. A única maneira de satisfazer tal desejo, ou qualquer desejo, seria matá-lo. Isto é o que um verdadeiro Génio faria. Você pode imaginar o que restará de você depois disso?
>p>2º desejo: Após o primeiro clique de dedos do Génio, todos vocês estarão prontos para se verem sobrecarregados pelo vácuo criado pela perda de um terço do vosso "infinito" de desejos. Ainda assim, se você conseguir pensar em outro desejo, você sabe para o que você estaria tocando.E na hora, você já teria reivindicado seu desejo final; você não teria mais desejos.
Para resumir, o Gênio pode matar todos os seus desejos e seu encontro com um Gênio que promete "satisfazer" seus desejos não fará de você o que você possa ter em sua mente. Você provavelmente acabará se tornando uma alma ultra-pura e insensata. Bem, eu nunca iria querer isso para mim. Eu gosto de ser um pobre terráqueo descontente. Mas tu podes ser diferente.
A essência: O génio não é o que a Disney retrata como sendo. É algo que pode elevar-te acima dos teus desejos mundanos e aproximar-te de 'Deus'.
Nota: Não tenho a certeza se o conceito de Génio foi influenciado pelo Epicuro. Mas eu li que o Islã teve algumas influências helenísticas. Em qualquer caso, eu acredito que o conceito de Gênio e "os três desejos" que ele "realiza" devem ter um significado mais profundo que (espero) possa ser encontrado na filosofia e misticismo islâmico.
Sabendo o que escrevi acima, se eu encontrasse um Gênio em uma lâmpada, estúpido como sou, provavelmente venderia a lâmpada e faria dinheiro com ela. O que você faria?
* Citado da Enciclopédia de Filosofia da Internet