O que é um ecrã AMOLED vs. um LCD IPS?
A sua primeira exposição a... Eu escrevi algumas vantagens do AMOLED, você pode' não as encontrei num IPS.A tecnologia AMOLED foi provavelmente há alguns anos atrás num smartphone topo de gama que prometia uma tela maior e mais rica em cores. Agora você está ouvindo falar sobre as telas de portáteis AMOLED e monitores de PC. Mas o que é AMOLED? Como é que isso torna a visualização da tela uma experiência melhor?
As frequentes vantagens dos monitores AMOLED - eles funcionam pixel a pixel, produzem cores mais brilhantes (e pretos mais profundos, quase perfeitos), podem consumir menos energia e são mais finos e leves do que os modelos convencionais de LED - ajudou a alimentar o aparecimento dos ecrãs de telefone maiores, do tamanho da palma da mão, que conhecemos hoje. E à medida que o interesse dos consumidores pela tecnologia cresceu, os fabricantes de laptops responderam com novos modelos de alta resolução baseados em AMOLED. Por exemplo, no CES 2019, a Lenovo revelou os planos para um novo portátil 2 em 1 Yoga C730 com um ecrã AMOLED de 15,6 polegadas 4K.
AMOLED explicado
Então, o que é um ecrã AMOLED? Para entender AMOLED, você primeiro precisa saber um pouco sobre OLED, e LED, e TFT. Confuso? Don't estar. Basta ler on.
Em displays convencionais LED-LCD, os LEDs brancos interiores são usados simplesmente para retro-iluminar um painel LCD frontal onde as cores são produzidas e/ou a luz diminuída para controlar o que é visto na tela. Então o que você vê depende do brilho relativo dos LEDs e das qualidades de influência de luz do painel LCD (por exemplo, adicionar ou subtrair luz LED para iluminar ou escurecer toda a tela, ou aplicar mais ou menos efeito LCD para fazê-lo em uma região específica de pixels).
OLEDs melhorados nos LEDs convencionais, gerando sua luz através da aplicação de corrente em um tipo diferente de material semi-condutor - compostos orgânicos que funcionam em escala tão pequena que permitem a iluminação pixel por pixel e controle de cor. Cada pixel em um display pode ser tornado mais brilhante ou mais escuro (ou, na ausência de qualquer energia, totalmente "preto"). O resultado é um controle de luz e cor muito fino e relações de contraste extremas sem um painel LCD interveniente. Dependendo do fabricante, a cor de cada pixel que você vê é produzida ou por luz brilhante monocromática OLED através de um filtro RGB (como nos modelos normais de LED-LCD) ou pelo uso de diferentes compostos orgânicos conhecidos por produzir comprimentos de onda (cores) específicos.]
AMOLED, por sua vez, melhora a tecnologia OLED básica para televisores, monitores e monitores de laptop maiores, introduzindo uma camada de Thin Film Transistor (TFT) que permite um maior controle sobre a luz emitida pelos OLEDs. Se TFT soa familiar, it's porque a tecnologia - que dedica um transistor de controle de corrente a cada pixel - também é importante em displays LCD de LEDs convencionais. A camada TFT fornece uma "matriz ativa" aprimorada de controle de luz, contabilizando o "AM" no AMOLED (embora seja importante notar que mesmo displays rotulados simplesmente como "OLED" também provavelmente possuem uma matriz ativa de algum tipo; nem sempre é mencionado).
Vantagens dos displays AMOLED
AMIOLED displays oferecem vários benefícios sobre os ecrãs LED-LCD regulares, e têm algumas desvantagens percebidas, também. Aqui está uma rápida redução dos prós e contras das telas AMOLED.
benefícios das telas AMOLED
Os utilizadores satisfeitos das telas AMOLED apontam para muitas vantagens:
>ul>li>Mais cores e reprodução de cores mais verdadeira, com controlo directo da iluminação pixel a pixelli>li>Rácios de maior contraste (i.e, diferença entre as partes mais claras e mais escuras da tela)li>li>Sem drenagem de energia, especialmente ao exibir cenas escuras como as comuns em jogos de PCli>li>Construção mais fina e clara, sem painel LCD tradicional ou (em alguns modelos) retro-iluminação>li>Ângulos de visão mais amplos (não há LCD "bloqueando" certa luz, o que tende a limitar as visões laterais)>ul>p>Desvantagens da tela AMOLEDEmbora a sua crescente popularidade, existem alguns poucos lados para baixo percebidos nas telas AMOLED:
<- <
- custo mais elevado: No momento de escrever, ainda é mais caro fabricar ecrãs AMOLED grandes do que os normais LED-LCD, limitando AMOLED a computadores portáteis topo de gama (por agora). Mas os fabricantes de PCs dizem que o preço vai descer com o tempo.>li>Shorter lifespanpant-te: Acredita-se que alguns dos compostos orgânicos responsáveis pelas cores específicas OLED perdem a sua capacidade de iluminação mais rapidamente do que os compostos inorgânicos nos ecrãs LED-LCD. Para combater isso, os fabricantes estão encontrando maneiras de usar mais das cores OLED mais duradouras enquanto usam filtros RGB ou similares para alcançar as outras tonalidades.
- Possivel burn-in: Um aspecto negativo da iluminação direta pixel a pixel é que alguns OLEDs são mais usados e seu desempenho se degrada com o tempo, resultando em um efeito de burn-in onde elementos comuns de tela muito brilhantes (barras de navegação, etc.) nunca desaparecem completamente. Para combater isso, muitos fabricantes de monitores AMOLED estão introduzindo recursos de auto-dimersão de partes da tela quando áreas de brilho de longa duração são detectadas.