Quanto tempo é que um filme costuma ficar nos cinemas?
Depende e está a mudar.
Nos "velhos tempos", antes de "Jaws" a corrida teatral era praticamente o único meio principal de um estúdio recuperar o seu investimento, quanto mais de dar lucro. Ele funcionaria por algumas semanas se fosse uma porcaria ou várias semanas se fosse um sucesso. Mas não poderia ficar muito tempo no mercado teatral porque haveria um número limitado de gravações do filme (Uma "impressão" é a bobina final do filme, desenvolvida e editada, com som e música), então eles só poderiam tocar por tanto tempo, então tiveram que ser movidos para um mercado diferente. Por exemplo, eles abririam em LA e NYC por algumas semanas. Depois mudaram-se para grandes cidades menores. Depois, eventualmente, para as pequenas cidades da América. Mas depois disso, não havia um mercado significativo para o filme. Podias apanhá-los num filme a bordo, ou na TV, na noite de Acção de Graças. Em alguns casos, particularmente com grandes estrelas de nome, haveria distribuição estrangeira.
Prior to Jaws, lançar um filme em algumas centenas de cinemas de uma vez foi considerado um grande lançamento. Cada uma dessas "impressões" custava cerca de $1500 a $2000, sem contar com os custos de envio. Elas são pesadas. Jaws foi um grande lançamento com mais de 400 teatros de uma vez. É considerado o primeiro verdadeiro sucesso de bilheteria. Nesta época, se um filme não se saísse bem em LA e NY, seria retirado e exibido em mercados menores. Não havia quase a palavra de boca em boca que temos hoje, com todos e sua avó atuando como crítica de cinema amadora. Então se você vivesse, digamos, Rogers Arkansas, você não tinha um multiplex de 16 salas de cinema para ir. Se querias ver um filme, não tinhas muita selecção. Já vi muitos filmes de merda dessa maneira.
Hoje, há mais salas de cinema. Além disso, as "impressões" são digitais , então eles podem ser lançados simultaneamente em 4000 teatros por muito menos do que costumava custar para abrir em 400 teatros na década de 1970. Assim, o investimento inicial, em termos de custos de distribuição, pode ser maior do que era nos anos 70. Mas esse custo não será tanto para as gravuras, mas sim para os custos adicionais de publicidade em tantos mercados ao mesmo tempo. Com o advento da Internet, se um filme for uma porcaria, o mundo inteiro saberá disso pela manhã após a noite de abertura. É por isso que você verá um filme retirado do cinema em apenas uma ou duas semanas após o seu lançamento inicial.
Mas devido à mudança dos tempos há uma miríade de janelas de oportunidade para que um filme recupere seu investimento para o estúdio. Uma vez terminado seu lançamento teatral há Streaming, PPV e VOD, Pay Cable, Basic Cable, TV, In-flight movies, e vendas em DVD e Bluray.
Lançamentos teatrais estrangeiros ou internacionais que costumavam vir depois que a rodagem teatral norte-americana tinha expirado. Mas agora eles costumam rodar simultaneamente.
O longo e o curto de tudo isso é, um filme pode ser tirado de um teatro depois de apenas algumas semanas. Ou, se for bem sucedido, pode durar um pouco mais. Mas raramente é mais do que um mês.