Casa > O > O Que São "Oposições" Na Literatura?

O que são "oposições" na literatura?

Opposições por si só significa resistência ou dissidência; um contraste ou antítese. Pense nisso então como um conflito ou como uma pessoa que é quase o oposto de outra.

Mas se você está pensando em oposição binária, então é uma "teoria do significado" que pode ser aplicada a todos os textos. A oposição binária é uma teoria que a cultura humana só pode ser compreendida em relação umas às outras e como elas funcionam dentro de um sistema maior.

A teoria vem de meados do século 20. Claude Levi-Strauss e Roland Barthes observaram que a compreensão de certas palavras depende não tanto do significado da palavra, mas muito mais da nossa compreensão da diferença entre a palavra e o seu oposto, ou o oposto binário. Basicamente, a relação entre idéias opostas forneceu o significado das palavras. Levi-Strauss e Barthes observaram que nestes opostos binários, um lado do par binário é sempre visto por uma sociedade ou cultura particular como mais valorizado do que o outro. Levi-Strauss, Barthes e Jacques Derrida passaram a ser chamados de "Struturalistas" porque propunham que o significado fosse desenvolvido dentro das estruturas mentais do cérebro.

O nosso entendimento da diferença das palavras é o que nos dá sentido, mas pensem nos atributos sociais ou culturais dos seguintes pares:

>ul><masculino/feminino>li>hero/covarde>li>bom/ diaboli>sincere/insincereli>li>truth/lies>li>hate/love>li>peace/war>li>rich/poor>li>young/old>/ul>p>Levi-Strauss, Barthes e Jacques Derrida vieram a ser chamados de "Struturalistas" porque propuseram que o significado fosse desenvolvido dentro das estruturas mentais do cérebro.

As crenças profundas em nossa sociedade ou ideologias dominantes existem e são reforçadas e mantidas em textos. Pode-se argumentar que essas ideologias dominantes, como são reforçadas e mantidas em textos, trabalham para manter as estruturas tradicionais de poder da sociedade. Os estruturalistas reconhecem que o significado é criado por uma ideia culturalmente oposta ou oposta binária e uma metade de cada oposta binária é favorecida.

Na literatura, os autores podem explorar as diferenças entre grupos de pessoas em termos de cultura, classe ou género. Ou os autores podem explorar a área cinzenta entre os grupos e explorar as diferenças percebidas por esses grupos. O escritor também pode explorar as nossas crenças culturais e criar um herói em alguns traços da caneta, criando um vilão para se opor a ela. Na poesia em que a linguagem é comprimida e as idéias podem ser amontoadas em uma única palavra ou frase, dizer algo que tem verdade dá-nos uma riqueza de idéias por trás dessa palavra e também se apóia nos opostos.

Na sociedade, os opostos binários do cool e do geek, por exemplo, dá-nos uma idéia de como é cada grupo. Na superfície, eles podem parecer meros rótulos identificadores, mas os opostos binários não podem coexistir. O problema com os opostos binários é que eles criam fronteiras entre as pessoas e levam a preconceitos e discriminação.

De Candide

O que é arte literária? :: Que câmara te faz parecer como realmente és em pessoa, uma câmara frontal ou uma câmara traseira?