Qual é a diferença entre o sentri e o Nexus?
SENTRI e NEXUS são ambos programas de viajantes de confiança geridos pela U.S. Customs & Border Protection (CBP). Ambos os programas usam cartões de associado com um chip RFID que pode ser lido à distância.
NEXUS é executado em conjunto com a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA) e é usado para os três modos de viagem - aéreo, terrestre e marítimo. É destinado principalmente para viagens frequentes através da fronteira canadense. Os postos de fronteira terrestres mais movimentados ao longo da fronteira EUA-Canadá terão faixas NEXUS dedicadas que permitem que os viajantes que não excedam as suas isenções alfandegárias sejam processados mais rapidamente (uma vez que a faixa é dedicada aos membros e não há necessidade de entregar o cartão ao oficial dado que o cartão pode ser lido à distância). Ao entrar por aeronaves comerciais, um membro NEXUS pode usar os quiosques dedicados CANPASS Air (em aeroportos canadenses selecionados) ou Global Entry (em aeroportos americanos selecionados) para um processamento mais rápido de imigração e alfândega. Ao entrar por barco particular, os membros da NEXUS podem chamar a alfândega para informar a chegada a um porto de entrada com antecedência (entre 30 a 120 minutos antes de atracar no porto de entrada). Os requerentes de um cartão NEXUS são obrigados a submeter-se ao exame das autoridades canadenses e americanas, o que inclui uma entrevista com um oficial do CBSA e um oficial do CBP. Como tal, os centros de processamento NEXUS são frequentemente encontrados perto da fronteira canadense, muitas vezes co-localizados com o porto de entrada dos EUA nessa área.
SENTRI é dirigido exclusivamente pelo CBP e destina-se principalmente para uso na fronteira mexicana, mas apenas para atravessar para os EUA. Tal como o NEXUS, os portos de entrada mais movimentados do CBP na fronteira mexicana terão faixas SENTRI dedicadas. As faixas SENTRI, no entanto, exigem que o membro tenha pré-registado o seu veículo com o preregisto SENTRI antes da utilização da faixa. Tal como as faixas NEXUS na fronteira canadiana, porque o cartão SENTRI tem um chip RFID que pode ser lido à distância, os tempos de processamento são mais rápidos. Também existem pistas SENTRI na passagem pedonal do Porto de Entrada de San Ysidro em San Diego, Califórnia, que não requerem pré-registo se o viajante estiver a pé. Os candidatos a um cartão SENTRI são obrigados a se submeterem a um exame de verificação apenas pelas autoridades americanas, que inclui uma entrevista com um oficial do CBP.
>p>Bambos os membros NEXUS e SENTRI gozam de privilégios recíprocos ao entrarem nos Estados Unidos apenas por via terrestre. Os membros do SENTRI podem utilizar as faixas NEXUS ao entrarem nos Estados Unidos vindo do Canadá por via terrestre (mas não ao entrarem no Canadá vindo dos Estados Unidos). Da mesma forma, se um membro NEXUS estiver a conduzir um veículo que tenha sido pré-registado com o programa SENTRI através da fronteira mexicana ou se estiver a caminhar através da passagem de peões no Porto de Entrada de San Ysidro, pode utilizar as faixas SENTRI para entrar nos Estados Unidos.Se vive perto da fronteira canadiana, então NEXUS é mais ou menos a sua melhor aposta, pois dá-lhe mais privilégios. No entanto, se você morava nos estados do sul e chegar a um centro de processamento NEXUS perto da fronteira canadense vai ser uma caminhada para você, o SENTRI provavelmente apresentará uma boa alternativa, especialmente se você viaja frequentemente de e para o México por terra.