Casa > O > O Que Acontece Se O Primeiro-Ministro Da Índia Morrer Em Um Mandato?

O que acontece se o primeiro-ministro da Índia morrer em um mandato?

O que acontece se o primeiro-ministro da Índia morrer em um termo?p>p>Tal eventualidade aconteceu três vezes na história da Índia independente. A primeira vez foi quando o primeiro primeiro primeiro primeiro-ministro do país, Pandit Jawahar Lal Nehru morreu (de causas naturais) no cargo. O Presidente, prestou o juramento de posse do primeiro-ministro ao ministro mais idoso no gabinete de Pandit Jawahar Lal Nehru, como ' Zelador' primeiro-ministro, até ser nomeado um primeiro-ministro regular. O ministro nomeado foi Shri Gulzari Lal Nanda. A segunda vez que isso aconteceu foi quando Shri Lal Bahadur Shastri, morreu (em Tashkent, foi lá para assinar um acordo de paz com o Sr. Ayub Khan, Presidente do Paquistão após a guerra Indo-Pak de 1965) novamente no cargo. Mais uma vez o Presidente da Índia nomeou um primeiro-ministro zelador. Foi novamente o Sr. Gulzari Lal Nanda.

A terceira vez que isto aconteceu foi após a trágica morte da Sra. Indira Gandhi, em 1984. O Presidente era Giani Zail Singh. Ele, em vez de nomear um primeiro-ministro, de entre os ministros do gabinete, nomeou o Sr. Rajeev Gandhi, como primeiro-ministro zelador, que naquela época era apenas um membro do parlamento e não um membro do gabinete do sindicato.

Então o Presidente da Índia tem uma ampla discrição no assunto, a única disposição é que a pessoa assim nomeada precisa provar que goza da confiança da casa. Ele também poderia jurar - em uma pessoa que não é sequer um membro da casa. A pessoa assim nomeada precisa ser eleita para qualquer uma das casas do parlamento dentro de seis meses e obter a confiança da casa dentro de um período especificado pelo Presidente.

De Matthei

A realidade aumentada está morta? :: O ROG Phone 3 é o melhor smartphone para comprar para um jogador em 2020?