Quais são os novos termos de serviço e política de privacidade do WhatsApp?
Recebeu uma mensagem pop-up no Outlook sobre a próxima actualização dos termos e política de privacidade do WhatsApp? O gigante do Facebook-owned messaging começou a informar os utilizadores de alterações importantes à sua política de privacidade.Como se vê na imagem abaixo, o WhatsApp lista as principais actualizações da sua política de privacidade. A empresa está a fazer alterações à forma como processa os seus dados, como as empresas podem utilizar os serviços do Facebook para armazenar os seus chats e as suas integrações entre produtos. Este último pode estar a falar de integrações de Messenger Rooms, partilha de vários andares e muito mais. Verá um pop-up semelhante ao mostrado aqui:
Verá a mensagem pop-up de actualização da política de privacidade no Android, iOS e WhatsApp Web nas próximas semanas. Tem de aceitar a nova política de privacidade antes de 8 de Fevereiro. Será forçado a aceitá-la após esta data. Se optar por não o fazer, terá de perder o acesso ao seu WhatsApp. Pode optar por eliminar a sua conta e passar para qualquer uma das suas inúmeras alternativas.
WhatsApp continua a explicar as actualizações da política em pormenor através da página jurídica no seu sítio Web oficial. Uma das maiores mudanças na coleta de dados é o armazenamento de mídia nos servidores da empresa (em forma criptografada) para ajudar no encaminhamento eficiente. Sim, se ainda não sabe, o WhatsApp pode agora controlar os reencaminhamentos e até dar-lhe a opção de procurar na Web quando achar que uma mensagem ou media foi reencaminhado demasiadas vezes.
Outras vezes, o WhatsApp reitera que recolhe a sua informação de localização. Mas tem de conceder permissão para o mesmo quando partilha a sua localização com alguém na aplicação. No entanto, a política de privacidade acrescenta que a aplicação pode utilizar outros dados relacionados com a localização, incluindo endereço IP e código de área do número de telefone, para determinar a sua localização geral.
As para empresas, a nova política de privacidade diz que estas podem partilhar a sua informação com fornecedores de serviços de terceiros. Neste caso, o Facebook também é um terceiro. Seus serviços são úteis para gerenciar mensagens e outros serviços oferecidos por uma empresa por meio do aplicativo de mensagens. Também podemos esperar a integração do WhatsApp com mais produtos do Facebook no futuro.
"Trabalhamos com fornecedores de serviços de terceiros e outras empresas do Facebook [que inclui Messenger, Instagram, Oculus e Portal] para nos ajudar a operar, fornecer, melhorar, compreender, personalizar, suportar e comercializar os nossos serviços", diz o WhatsApp na política de privacidade.
Por isso, sim, não há nada de importante com que se tenha de preocupar e pode continuar a utilizar o WhatsApp como já o fez. A empresa simplesmente ofereceu informações sobre os processos de recolha de dados após o lançamento de novas funcionalidades, integrações e muito mais ao longo do ano anterior.