O que fazer e o que não fazer antes de comprar telefones Android de segunda mão?
Ok, vamos assumir que os iPhones são obviamente melhores (o que eu rejeito). Ainda há muitas razões para que as pessoas comprem Android. Em ordem decrescente, sugiro que estas são as quatro principais razões pelas quais uma pessoa ainda compraria um Android.
#1 Custo
Não podem pagar ou pensam que não podem pagar um iPhone.
iPhones são aparelhos premium com alta qualidade de construção, suporte líder na indústria, grandes especificações e poder de processamento à prova de futuro. Todos eles vêm com um preço. Muitas pessoas simplesmente não podem arcar com esse preço. É claro, essas mesmas pessoas também não podem comprar aparelhos Android premium.
#2 Preferência
Preferimos o Android por uma variedade de razões, a maioria é perfeitamente compreensível e nobre. Infelizmente, uma delas, porém, beira o criminoso :(.
Skinning nosso dispositivo. Controle sobre o navegador padrão, aplicativo de mensagens, lançador, tela de bloqueio e qualquer número de outros serviços substituíveis pelo usuário. Enraizar o dispositivo deles (raro). Instalação de ROMs personalizados (extremamente raro, limitando o inexistente).
Agora para o lado sujo da preferência: software de carregamento lateral ( pirataria).
#3 Google
Estão completamente investidos no ecossistema Google e querem que o Google faça tudo o que puder por eles ou querem que o Google saiba tudo o que puder sobre eles para poder fornecer serviços.
#4 Ideologia. Crack Pots, Parte 1
É aqui que os crackpots saem para jogar.
Existem verdadeiros crentes na família Android de fãs que são loucos por crackpots. Eles acreditam no Android da mesma forma que eles acreditariam na sua religião. É a única fé verdadeira. Comprar o obviamente melhor iPhone seria um acto de blasfémia contra a sua única fé verdadeira, Android.
Como tal, eles só podem comprar Android.
#4 Ideologia, Crack Pots, Parte 2
Fale a qualquer fã hardcore do Android e eles vão jurar sobre o túmulo da sua mãe que o Android é de código aberto e o iOS é de código fechado e que sendo de código aberto magicamente torna o Android melhor.
Completo e completo disparate. Se o iOS é de código fechado então o Android também é de código fechado porque a esmagadora maioria dos fabricantes de Android fazem exatamente a mesma coisa que a Apple.
Eles pegam uma base de código aberto (o que a Apple também faz, FYI) e então o trancam em dispositivos proprietários bloqueados no carregador de inicialização e não liberam o código fonte. Isto está perfeitamente dentro dos seus direitos como estipulado nas licenças de código aberto que regem o Android OSP.
Para estas pessoas eles provam a si próprios que são melhores seres humanos comprando o Android 'open source'.
Nunca se esqueça que 95% destes verdadeiros crentes na bondade mágica do código aberto do Android nem sequer possuem um telefone que seja desbloqueável no bootloader ou que já tenham instalado uma ROM personalizada.
Para o Record...
Eu sou um utilizador do Android. Era uma vez eu também era um usuário de iPhone.
Não acho que os iPhones sejam melhores. Nem eu acho que Androids são melhores.
Eu acho, no entanto, que a maioria das pessoas escolhem iPhones em vez de Androids quando podem e que agem com suas carteiras.
Em economias desenvolvidas onde a pessoa média ganha o suficiente em uma semana para pagar por um iPhone, as pessoas realmente escolhem iPhones em vez de Androids. Mesmo em economias em desenvolvimento, você vê um comportamento semelhante. A China - não é uma economia desenvolvida ainda - tem um quarto de seus usuários de smartphone usando iPhones.
Eu tenho enraizado uma variedade de dispositivos Android para ver se eu poderia. A única coisa de nota que enraizar um dispositivo já me permitiu fazer é bloquear alguns dos servidores do Google para que eu possa usar o Google Maps sem ter todas aquelas imagens desagradáveis carregadas (odeio o que o Google está fazendo com o Google Maps). Caso contrário o enraizamento é uma actividade inútil concebida para distrair as pessoas das falhas no Android.
Instalei ROMs personalizadas em vários dispositivos (Galaxy Nexus, Galaxy S4, Galaxy S5). Melhorou-os drasticamente em relação ao Android comercial porque o Android comercial é terrivelmente horrível e o suporte no ecossistema Android é tão horrível. Também tenho um cemitério de dispositivos Android não utilizados (da Asus, Lenovo, Acer e Sony) porque os seus bootloaders estão bloqueados e nunca receberam qualquer actualização.
Even o Google Galaxy Nexus, um dos primeiros dispositivos 'inspiradores' do Google, teve um péssimo suporte. Ele roda o Android 7.1 lindamente, mas o Google deixou de suportar no Android 4.3. O fato de que o próprio Google forneceu um suporte tão ruim para seus próprios aparelhos preparou o palco para que outros fabricantes de Android fornecessem um suporte ainda pior.