Qual é a diferença entre um calibre .50 e uma rodada .50 BMG?
.50 BMG é um tipo de redondo de calibre 50. Por exemplo, um Ford Mustang é um tipo de carro desportivo. As rodadas de calibre .50 são grandes, 12,7 mm de diâmetro ou aproximadamente meia polegada de diâmetro.
Existe um número de rodadas de calibre .50. Nos dias do mosquete, .50 estava no lado pequeno. O pó preto não é um propulsor muito eficiente. Assim, para compensar a baixa velocidade, foram usadas balas maiores. .60 e até calibres .70+ eram comuns nos dias do mosquete.
.50 ou calibres similares são muito comumente usados em metralhadoras que são destinadas a múltiplos fins, como destruir veículos, abater aviões e anti-pessoais. A .50 BMG foi concebida exactamente como tal. Uma bala anti-tanque e uma metralhadora redonda. Muito usada na II Guerra Mundial, desde metralhadoras em aviões a metralhadoras em veículos e em espingardas anti-tanque. A armadura alemã era normalmente muito grossa para uma .50 BMG para penetrar, mas a armadura japonesa era altamente vulnerável à rodada.
Hoje a .50 BMG continua a ser uma rodada comum metralhadora, embora o exército dos EUA tem na maior parte ou completamente reformado a favor de rodadas ainda maiores em alguns casos ou movendo-se para rodadas menores em outros usos, em vez do amplo uso da .50 BMG na maioria das aplicações da metralhadora. Ela ainda é amplamente utilizada por outras nações.
A .50 BMG graças à espingarda Barret tornou-se o rei das espingardas de longa distância e das munições de atirador furtivo. Nenhuma outra munição tem a versatilidade em munições que a .50 BMG tem e apenas algumas espingardas têm o tipo de alcance que a .50 BMG tem.
Outras munições de calibre .50 que são muito comuns hoje em dia incluem a .50 AE que é uma arma redonda e embora tenha o mesmo diâmetro que uma .50 BMG não carrega nem uma fracção da sua energia ou peso. .50 é a espingarda de pólvora negra mais comum que existe neste momento. A .500 magnum é sem dúvida a arma de punho mais poderosa do planeta em uso comum hoje em dia. .50 Beowulf é uma munição AR bastante popular que não é nem mesmo uma fração do soco que uma .50 BMG carrega. Na verdade, é mais uma .45 acp. Há literalmente dezenas de armas que são bastante comuns hoje em dia que disparam um .50 ou equivalente métrico.
.50 também acontece ser a linha arbitrária que os EUA desenharam em termos de tamanho de cartucho como a maior bala pode ser sem exigir autorização especial e licenças para possuir e usar. Portanto, quando você quer uma arma de elefante ou uma bala de longo alcance ou um abre-latas, você pode usar .50 ou limitar drasticamente o seu mercado potencial para praticamente todos os governos e o mercado negro. Isto torna as munições de .50 bastante populares, embora não sejam tão populares como .30 cal. Nenhuma outra bala tem tantas variações ou armas vendidas como as de calibre .30. .30 está naquele ponto doce mágico onde o diâmetro, coeficientes balísticos, recuo e outros fatores convergem para uma grande bala de rifle. Embora se ouça chamar uma centena de coisas diferentes. .30, .300, 7.62, .308, etc.