Existe uma diferença significativa entre a respirabilidade dos filtros que cumprem as especificações N95, P95, N100, P100, etc.?
A maioria diria que não. No final disto é um gráfico simplificado comparando apenas N95s, a diferença entre os critérios de desempenho em diferentes países é pequena, mas o gráfico o leva ao meu mundo (cuidado com os rastros de coelho e palavreado desnecessário!).
Como um higienista industrial eu diria que sim. Por favor, saiba que no meu "mundo" eu acho que no reino dos milli, micro e pico. Eu olho para os dados de laboratório que mostram as pressões de inalação e exalação, as taxas de fluxo, se um respirador é valvulado ou não, o que é realmente a fuga daquela válvula e os estressores químicos, biológicos ou radiológicos que estamos protegendo contra.
Locando apenas nas pressões eu penso no quanto ela vai comprimir durante a inalação e no quanto ela vai balão para fora durante a exalação. Ambos afetam a adaptação e me dão uma pista de quanto ar não filtrado vai entrar e sair em torno das bordas, aumentando o potencial de exposição. A conformidade do usuário é uma métrica totalmente diferente que o laboratório também testa. Estas são apenas duas linhas de pensamento que devem ser consideradas no final de uma análise de risco.
Um respirador com válvula terá sempre uma pressão de exalação mais baixa do que um respirador sem válvula. Para o usuário que'é bom, no entanto, ele não'não protege as pessoas ao seu redor de você. Tanto valvulados como não valvulados têm pressões de inalação similares.
Da perspectiva do usuário's quanto mais "respirável" um respirador for, mais contaminante entra ou sai.
Esta parte vai além de sua pergunta e é para aqueles que querem mais:
N e P simplesmente designam se um respirador é aprovado para partículas ou partículas e névoa de óleo. Nem afetam a respirabilidade nem a capacidade de capturar vírus, bactérias e bolor.
A parte 95 ou 100 designa se eles capturam 95% ou 99,97% das partículas monodispersas 0,3 microns ou maiores. Eu enfatizo maior porque os vírus monodispersos são quase sempre deste tamanho ou menores. Felizmente, a maioria, mas não todos, os vírus estão presos em gotículas de muco, tornando-os maiores.