Que software de edição de vídeo é mais utilizado pelos cineastas indie hoje em dia?
É fácil de responder: O Final Cut Pro, mas quando a Apple virou as costas aos independentes ao eliminá-lo em favor do X, muitos profissionais indies ficaram com a opção de ficar presos no FCP 7 ou fazer a transição para outro software de edição. Muitos optaram por não usar o FCP X porque era uma versão do FCP 7 em baixo, faltando muitas das ferramentas importantes (embora muitas já tenham sido adicionadas de volta) e mudaram para Adobe Premiere ou Avid (que não costumava ser tão acessível porque era um sistema inteiro). Outras ferramentas de edição têm propósitos específicos, mas muitas usam Adobe After Effects e Devinci Resolve tornou-se mais acessível & está ganhando popularidade.
Você também pode encontrar cineastas mais novos usando ferramentas mais baratas ou mais marginais como Sony Vegas, Final Cut Express, iMovie, Pinnacle Studio, Corel, Photoshop, Cyblerlink PowerDirector, Nero, DragonFrame, editor do YouTube, AVS Video Editor, Lightworks, ou Windows Movie Maker.
Pessoalmente, fiquei com o FCP 7 o máximo de tempo possível porque não estava entusiasmado em reaprender software novo, mas agora que devo (cansado de trabalhar em sistemas operacionais antigos), estou mudando para a suíte Adobe.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor software de edição de vídeo para alguém que quer entrar na edição de vídeo para projetos profissionais?
- Qual é o material utilizado pelos Slickwraps e D-Brand para os seus autocolantes de cobertura telefónica? Como é que eles o fabricam?
- Qual é o melhor software do mundo que todos estão usando para edição de vídeos de música, fotografia, webdesign e edição de logotipos?
- Quanto é que os cineastas ganham com o licenciamento da Netflix e qual é a repartição para os envolvidos?