Qual é a diferença entre um carregador de 5 volts e 4 amperes e um de 9 volts e 2 amperes?
Pode ser mais fácil para você entender a diferença, se você pensar na tensão (medida em volts (V)) como análoga à pressão da água, e a corrente (medida em ampères, ou ampères (A)) como análoga ao fluxo de água. O produto da tensão e corrente é definido como energia elétrica, medida em watts (W), e é análogo à quantidade (ou seja, o volume de) água que você está movendo em um determinado período de tempo. Mais energia elétrica é análoga a um volume maior de água movida em um determinado período de tempo.
O seu primeiro carregador pode fornecer até 4A de corrente a 5V, o que corresponde a 20W de potência. Se você conectá-lo a um equipamento que requer apenas 1A, ele irá fornecer 1A (5W) a 5V. Se você conectar dois equipamentos idênticos a esse carregador, cada um dos quais consome 1A (5W) a 5V, o carregador fornecerá 2A (10W) a 5V, e assim por diante. Em condições normais, a tensão de saída do carregador é uma constante de 5V, e ele alimentará qualquer corrente a esse 5V até 4A (20W). Se você tentar extrair mais corrente do carregador (ou exigir mais de 20W de potência) do que 4A (ou seja, se você conectar muitas cargas ou uma única carga muito grande a ele), sua voltagem de saída cairá para algum nível abaixo de 5V, e o carregador pode superaquecer ou ser danificado, possivelmente permanentemente.
O seu outro carregador pode fornecer até 2A de corrente a 9V, o que corresponde a 18W de potência. Se o ligar a um equipamento que necessite apenas de 1A, este irá fornecer 1A (9W) a 9V. Se você conectar dois equipamentos idênticos a esse carregador, cada um dos quais consome 1A (9W) a 9V, o carregador fornecerá 2A (18W) a 9V. Em condições normais, a tensão de saída do carregador é uma constante de 9V, e ele fornecerá qualquer corrente a essa 9V até 2A (18W). Se você tentar extrair mais corrente do carregador que 2A (ou exigir mais energia que 18W) (ou seja, você conecta muitas cargas ou uma única carga muito grande a ele), sua voltagem de saída cairá abaixo de 9V, e o carregador pode superaquecer ou ser danificado de outra forma.
Se você pegar seu carregador de 9V e conectá-lo a um equipamento que foi projetado para operar a 9V, e que extrai menos de 2A (18W), você ficará bem. Se o ligar a um equipamento concebido para funcionar a apenas 5V (o que provavelmente será difícil de fazer, porque o equipamento irá quase certamente utilizar conectores eléctricos diferentes), provavelmente irá danificar o equipamento, porque (voltando à analogia anterior acima) o carregador de 9V coloca demasiada "pressão" sobre o equipamento de 5V, que se não for concebido para ele pode "rebentar" ou ser danificado pela "sobrepressão". Em termos eléctricos, isto significa que as peças no interior do equipamento de 5V provavelmente irão absorver corrente excessiva, ou de outra forma quebrar e possivelmente ser danificadas permanentemente. Se, por exemplo, ligou o carregador de 9V a uma lâmpada incandescente classificada para 5V (ou seja projetado para extrair 1A, ou consumir 5W a 5V), essa lâmpada, quando fornecida a 9V, irá extrair quase 2A (para ser preciso, cerca de 1,8A), fazendo com que ela produza mais de três vezes sua potência nominal (para ser preciso, cerca de 16,2W), fazendo com que ela brilhe muito brilhante e provavelmente se queime muito rapidamente.
Conversamente, se ligar o seu carregador de 5V ao equipamento concebido para funcionar a 9V, o equipamento provavelmente não funcionará de todo, ou funcionará muito mal, uma vez que a tensão mais baixa do carregador de 5V não é suficiente para activar correctamente o circuito no equipamento.
Para bater este cavalo morto apenas um pouco mais, se tivesse dois carregadores de 5V, 4A e os ligasse em série, poderia obter até 4A a 5V+5V = 10V da combinação. Agora é possível que o equipamento classificado a 9V ainda funcione corretamente quando fornecido a 10V, mas eu não o recomendaria sem saber o tipo de equipamento que era, e como foi projetado. Pelo contrário, se ligar dois carregadores idênticos de 5V e 4A em paralelo, é possível que consiga obter até 8A a 5V deles, mas mais uma vez dependeria inteiramente de os carregadores terem sido concebidos para funcionar em paralelo.
Espera que isto responda à sua pergunta, bem como talvez a algumas perguntas que ainda não tinha pensado.
Artigos semelhantes
- Posso usar um carregador de 90 volts em um laptop que requer um carregador de 45 volts?
- Você pode usar um carregador de 5 volts para carregar uma bateria de celular de 3,7 volts?
- Não há problema em ter 135 volts na linha de 120 volts que chega?
- Por que os telefones carregam a 5 volts embora as suas baterias estejam classificadas a 3,7 volts?