Casa > Q > Quanto Custa Mostrar Um Filme No Teatro?

Quanto custa mostrar um filme no teatro?

Todas as respostas aqui são claramente escritas por uma pessoa que nunca lançou um filme no mercado teatral.

Esta resposta será escrita a partir da perspectiva de um cineasta prestes a realizar um lançamento teatral limitado - enquanto actua como seu próprio distribuidor/agente de vendas.

Pode ser bastante caro - as respostas até agora negam o facto de as exibições nas grandes cadeias de teatro exigirem uma série de requisitos a serem cumpridos. Esses requisitos são o que é necessário para realmente colocar um produto no teatro.... e são conhecidos como deliverables.

P>Primeiro um DCP precisa ser feito - este é o arquivo que é alimentado no projetor para que o filme seja exibido digitalmente. Os DCP's são notoriamente complicados de fazer e são bastante caros de ter feito para você. Eu vi preços entre $3800 - $9000. Então você precisa comprar (ou alugar) discos rígidos para cada teatro em que você vai lançar. Além disso, você precisa pagar pelo transporte e seguro no envio. Se você estiver lançando impressões em 35mm você pode esperar que cada impressão lhe custe alguns milhares de dólares cada.

Quando você assina um acordo com uma cadeia teatral você está concordando em lançar em um conjunto de teatros durante um período de tempo determinado - e você é obrigado a fornecer cópias do filme para cada um deles. Se você decidir lançar seu filme mais cedo você pode estar sujeito a taxas relativas ao cancelamento do contrato.

Stephen Follows escreveu um ótimo artigo há alguns anos detalhando os custos de produção e lançamento de um indie de 1 milhão de dólares (assim como os rendimentos). Aqui está uma discriminação do que custou ao cineasta (atuando como seu próprio distribuidor) lançar em apenas 13 salas de cinema no Reino Unido.[1] Estes números incluem o marketing:

  • £ 5,200 Tenancy fees
  • £ 325 Virtual Print Fees
  • £ 1,000 BBFC certificate
  • £ 2,000 Renting DCP drives
  • £ 2,000 Publicist
  • £ 4,000 Miracle Entertainment (who coordinated the deal)
  • £ 3,000 Radio ads on London Greek Radio, and print ads in Greek newspapers in London
  • £ 8,000 Facebook ads, to those with “Greek interests” living in areas close to Greek churches
  • £10,000 Posters, flyers and pre-release screenings of the ‘Making of’ documentary
  • £35,525 Total

Now if you exclude marketing you are down to about £12,500 or £1,000 per screen…. but lets be realistic you probably don’t want to exclude marketing form your budget here. Depois de gastar £23,000 estes são os seus retornos:

main-qimg-a5758f73542741f1d77a7c9e01146b7a

Então basicamente você faz todo o seu rendimento na primeira semana - conseguir esses números acima requer uma enorme quantidade de capital.

... e isto não inclui outras coisas que serão necessárias para ser feitas depois do filme estar terminado e antes de ser lançado. Estas são coisas como Erros e Omissões (seguro de responsabilidade civil), taxas legais e taxas de agência. Estas coisas protegem-no de ser processado por alguém que tenha visto o seu filme ou uma empresa cujo produto possa ser visto em segundo plano numa prateleira.

Uma estimativa conservadora que uso para o meu próprio trabalho (sem marketing) é de cerca de $35.000 para uma tiragem limitada.

Agora existem outras formas de colocar o seu filme num cinema (se esse for o seu único objectivo).

A segunda opção é 4-walling:

4-walling é a prática de alugar uma sala de cinema para acolher uma exibição privada 'one off'.

4-walling fees não são tão económicos como um lançamento geral[2]uma vez que os fees para uma única sala de cinema começam em vários milhares de dólares. No artigo acima eles citam um valor alto de 18.000 dólares - que seria astronómico para recuperar. Além disso, você ainda tem o custo dos produtos a serem entregues para lidar com isso.

4-walling só é realmente bom para duas coisas:

>ul>li>qualificando-se para um Oscar. Para ser nomeado para um Oscar você precisa ter sido exibido comercialmente em pelo menos um teatro em NYC ou LA>li>Proveniência geradora para projetos futuros. Como discutido no artigo acima, as pessoas que estão tentando garantir financiamento/talento para futuros filmes irão frequentemente usar críticas para 'provar' que são bem sucedidos. 4-walling permite aos críticos gerar essas críticas.

A terceira opção é exibir em um festival que exibe em um teatro real ao vivo (muitos não exibem):

Isto também não é particularmente econômico, uma vez que as taxas de entrada em festivais de cinema podem rapidamente quebrar o banco. Mesmo um filme de sucesso pode ter taxas de aceitação muito baixas. Meu último filme teve uma taxa de aceitação de 18% - que é deprimentementemente baixa.

Então se você quiser ir por este caminho espere pagar $50/aplicação e aplicar muito. Essa taxa de 18% foi depois de 100 aplicações - ou cerca de $5.000. Aqui um DCP pode ou não ser necessário, pois alguns destes festivais criaram maneiras de projetar fora de um arquivo .mov.

O resultado final desta resposta é que ele não é gratuito - na verdade, é bastante caro. Se você é um cineasta com um longa-metragem em pré-produção ou produção, você deve se lembrar que a distribuição de filmes independentes pode facilmente custar mais de $100.000 em.

Pootnotes

[1] Custos totais e renda de um longa-metragem independente de $1m[2] 'Four-walling': como os cineastas pagam para ver seu trabalho na tela

De Dinin

Quais são as especificações e detalhes do preço do smartphone Sony Xperia L4? :: Devo comprar o Sony Xperia XA ou ficar com o meu iPhone 6?