Como o novo iPhone 11 suporta o Dolby Atmos?
Não consegui encontrar muita informação boa sobre a implementação da Apple especificamente, mas parece que isto é uma combinação de duas coisas.
Primeiro, haverá por melhorias de áudio usando o processamento Dolby para tornar o som mais claro e mais equilibrado. Dolby tornou-se rei da indústria do áudio com seu hardware de aprimoramento, e mais tarde, algoritmos, então eu tenho muita fé que isso levará a melhorias sólidas na qualidade do áudio.
O segundo elemento, suporte a Atmos, leva um pouco mais para desempacotar. O Atmos é um formato de "áudio imersivo". Bem, na verdade, é um monte de formatos. Neste caso, ele parece ser uma implementação do Dolby Atmos para fones de ouvido. Para explicar como isso funciona, vou mergulhar rapidamente em sistemas surround em geral.
Um sistema surround típico baseado em alto-falantes utiliza múltiplos alto-falantes para criar uma sensação de direcionalidade 3D e verticalidade no áudio. Com um sistema Atmos, você normalmente tem uma configuração "7.1.4". Isso significa sete alto-falantes ao seu redor para direcionalidade, um subwoofer para graves e quatro alto-falantes acima de você para verticalidade.
Seu cérebro usa seus dois ouvidos para determinar de onde vem um som. Você pode determinar a direção horizontal com base em qual ouvido um som chega primeiro, mas também pode determinar a direção vertical pela forma como o som é alterado à medida que atinge seu ouvido externo e é canalizado para seu ouvido interno.
Esse fenômeno pode ser falsificado para um usuário que usa fones de ouvido com um processo conhecido como "HRTF" (função de transferência relacionada à cabeça). Essencialmente, o processamento de software finge a forma como o som se move em torno da sua cabeça e ouvido externo para criar um campo sonoro 3D artificial que você pode ouvir como áudio "binaural".
É na verdade uma tecnologia bastante prática, mas tem dois aspectos negativos. Primeiro, os ouvidos de todos são diferentes, então o processamento "HRTF" geralmente usa um ouvido "médio", então o efeito não funciona para todos, e tem vários graus de eficácia para aqueles que podem ouvir o efeito. A segunda questão é que o campo sonoro está basicamente "colado" à sua cabeça. À medida que você move sua cabeça, as fontes de som ainda estarão vindo da mesma direção em relação aos seus ouvidos. Com um sistema 7.1.4, o campo sonoro permanecerá o mesmo que você move sua cabeça.
O lado positivo é que o áudio biaural é compatível com fones de ouvido estéreo e não requer hardware especializado (como um sistema 7.1.4 caro).
Overall, é uma boa maneira de obter áudio imersivo em um dispositivo portátil. Dolby não é o único que trabalha com esta tecnologia; a Sony também está introduzindo música imersiva com 360 Reality Audio.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um Dolby Atmos e um Dolby Audio?
- Uma televisão inteligente precisa do suporte do Dolby Atmos se eu já tiver um receptor AV que suporte ambientes dolby?
- Como ter uma rádio internet com Dolby Atmos ou DTS X
- Como devem ser posicionados os altifalantes traseiros Dolby Atmos? Os da frente ficam nos meus altifalantes do canal da frente, o que é um bom lugar.