O pau-rosa é proibido nos EUA?
CITES levanta restrições à venda de guitarras Rosewood
CITES são um organismo ambiental que cuida da fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção. Em 2017 eles restringiram as vendas de pau-rosa através de fronteiras internacionais para reprimir móveis fabricados ilegalmente, o que também afetou os violonistas.
Esta lei foi levantada em 26 de novembro de 2019. Aqui's tudo o que você precisa saber sobre como isso mudou a indústria e as leis atuais.
Guitar Shop and Musical Instrument Store - Andertons Music Co.Shop para guitarras, bateria, chaves e equipamento técnico online na Andertons Music Co. Entrega gratuita, financiamento flexível, e nosso serviço de marca registrada vêm como padrão! https://www.andertons.co.uk/- CITES
Como as leis da CITES afetam os violonistas?
Uma lei foi colocada em vigor em 2 de janeiro de 2017 pela CITES para restringir o comércio de pau-rosa através das fronteiras. Muitas guitarras até este ponto foram feitas usando o pau-rosa e isso teve um grande impacto na indústria de guitarras.
Não se aplicava a guitarras (ou outros instrumentos) que eram comercializados dentro das fronteiras de um país, mas sempre que um instrumento com pau-rosa era vendido internacionalmente (ou no nosso caso fora da UE) exigia a certificação da CITES. Ele também se estendia para além do pau-rosa e para membros do mesmo gênero de árvore, bem como três tipos de Bubinga.
A lista de madeiras restritas está incluída:
>ul>###li>todas as madeiras de pau-rosa##li>Granadillo#li>African Blackwood#li>Cocobolo#li>Kingwood#li>Bubinga#li>algum outro membro da família Dalbergia das madeiras>p>Fabricantes mudaram a forma como faziam e vendiam violões que normalmente continham pau-rosa para fugir à regra - concentrando-se principalmente em gamas de violões acessíveis. Alternativas populares que ainda hoje são fabricadas usam ebony, bordo e pau-ferro.Aqui está o que a CITES diz sobre o regulamento:
"O sucesso da CITES em apoiar o comércio legal e sustentável de madeira e em lidar com o comércio ilegal viu mais 300 espécies de madeira, i.e. todas as espécies de pau-rosa e palisandro Dalbergia encontradas em todo o mundo, sendo colocadas sob o controle comercial da CITES na CITES CoP17.
"O comércio internacional legal de madeira vale centenas de bilhões de dólares a cada ano. Graças à regulamentação comercial da CITES, as Autoridades de Gestão da CITES estabelecem a veracidade das origens legais das espécies de pau-rosa e palissandra antes de entrarem no comércio internacional, e as Autoridades Científicas da CITES aconselham sobre a natureza sustentável da colheita e das exportações. As autoridades aduaneiras nos postos fronteiriços em todo o mundo verificarão as autorizações da CITES para todos esses carregamentos internacionais"
O que significa a CITES para mim?
Como mencionado anteriormente, as restrições da CITES sobre o pau-rosa foram levantadas. Na maioria dos casos, isso não afetará mais a forma como você compra ou viaja com uma guitarra contendo pau-rosa. No entanto, algumas formas mais raras da família do pau-rosa dalbergia, como o pau-rosa brasileiro, ainda são afetadas pela lei. Muitos violões que contêm jacarandá brasileiro são modelos high-end feitos por pessoas como o PRS. Se você deseja comprar um determinado violão usando esta madeira, entre em contato conosco para mais informações.
Artigos semelhantes
- Como quebrar o pau de fogo da Amazônia com Alexa
- Devo optar por uma Smart TV, ou comprar um Chromecast, ou um pau de TV Amazon Fire?
- Porque é que Sakura Haruno é o melhor pau de selfie alguma vez feito?
- O que devo comprar, um Roku ou um pau de fogo?
- O que é melhor: Amazon Fire Stick, Apple TV, ou Roku? O que é melhor: pau de fogo amazônico, Apple TV ou Roku?